INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro publica boletins temáticos e informe socioeconômico
09/06/2021 - 10:20  
  
Twitter 
Google+ 
Estudos estão publicados na página da Cepro
A Superintendência Cepro, da Seplan, realizou estudos econômicos que foram publicados esta semana: o Boletim da Indústria Piauiense, que é resultado de um diálogo com o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) e na sua primeira edição apresenta cenários da indústria; o Boletim Mercado de Trabalho, que apresenta o panorama atual e a identificação de grupos vulneráveis laboralmente e conta com a participação de pesquisadores da UFPI através do programa de bolsas da FAPEPI; além do Informe Socioeconômico, que é uma comunicação direta com a sociedade versando por diferentes temas.  

"Os estudos realizados são relevantes para o entendimento dos setores analisados e, principalmente, pela oportunidade de fortalecer as parcerias com as instituições de ensino e pesquisa e também, com o setor produtivo", observou Liége Moura, superintendente da Cepro. Os documentos estão disponíveis para consulta na página da Cepro.  

Segundo Rebeca Nepomuceno, gerente de Estudos Econômicos da superintendência Cepro, o Boletim da Indústria abrange os estudos direcionados à indústria do Piauí. “É um setor que historicamente tem uma participação um pouco acanhada na economia, porém com grande potencial, especialmente se observarmos o crescimento das atividades de energias renováveis. Na primeira edição do boletim, nós fizemos uma análise descritiva dos principais indicadores da indústria no estado, focando na indústria de transformação, justamente por ser muito importante na cadeia produtiva e para a economia piauiense”, ponderou.  

De acordo com Andrade Junior, presidente do CIEPI, o Boletim tem o objetivo de acompanhar a evolução da indústria do Estado a partir da disponibilização de indicadores econômicos, de periodicidade anual, de forma que possibilite a construção de cenários e que evidencie as principais dificuldades e potencialidades para a aceleração do desenvolvimento da indústria piauiense. “Uma necessidade há muito almejada torna-se fato através da parceria  firmada entre CIEPI e Cepro, um estudo da indústria piauiense, o boletim traz informações que nortearão os industriais em suas ações, em um mar de carência de dados, esse documento nos fornece informações bem regionalizadas para seguirmos nossa missão amparados por tomadas de decisões baseadas no teor dos dados, que se tornará leitura obrigatória àqueles que querem empreender em nosso Piauí”, ressaltou.

O Boletim Mercado de Trabalho, com a coordenação do professor pesquisador Juliano Vargas, da UFPI, bolsista da Fapepi, focou nos grupos mais vulneráveis. “A partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/T) analisamos os aspectos gerais do mercado de trabalho piauiense, também identificamos os grupos mais vulneráveis laboralmente no Piauí.  O estudo sob a ótica da população mais vulnerável auxilia na identificação de políticas públicas que possam minimizar os gargalos observados”, analisou a gerente.  

A terceira publicação refere-se aos efeitos no mercado de trabalho diante da crise atual. “O Informe Socioeconômico 003 teve o objetivo de retratar a diferença observada no mercado formal e informal. Enquanto no mercado informal observamos um aumento no número de desocupados, aumentando assim a taxa de desemprego, no mercado formal percebemos um crescimento no número de postos de trabalho. Isso acontece porque as atividades econômicas foram impactadas pela crise de forma diferente”, concluiu Rebeca.  

Acesse aqui os documentos na íntegra: 

Boletim da Indústria

Boletim Mercado de Trabalho

Informe Socioeconômico 003
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.