INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro publica estudo sobre o PIB dos Territórios 2019
07/06/2022 - 11:40  
  
Twitter 
Google+ 

A superintendência Cepro, da Seplan, apresenta o trabalho do PIB dos Territórios, com a produção, sistematização e análise dos dados estatísticos sobre o estado e a economia estadual na forma territorializada.

Segundo Rebeca Nepomuceno, diretora de Estudos Econômicos e Sociais da superintendência Cepro, o estudo, de maneira geral, abordou o comportamento da produção econômica nos territórios de desenvolvimento do Piauí, no ano de 2019. “Além de trazer destaques em relação ao PIB e ao Valor Agregado Bruto dos setores econômicos, ele também traz uma análise em relação ao grau de dependência dos territórios quanto às atividades econômicas, especialmente as da administração pública, além disso também retrata a distribuição do PIB estadual sob a perspectiva do índice de Gini (mensura o grau de concentração de renda)”, explicou.

Quanto aos principais resultados, em relação a distribuição do PIB estadual, foi observado uma diminuição da desigualdade, à medida que houve uma desconcentração do PIB nos municípios, resultado também da ascensão de atividades econômicas, como por exemplo, as energias renováveis.

Em relação ao PIB per capita, os territórios com melhor desempenho em 2019 foram: Tabuleiro do Alto Parnaíba e Entre Rios, por outro lado, os territórios com os menores PIBs foram: Cocais e Vale do Sambito. “Estes resultados são importantes porque refletem os esforços dos entes públicos e privados na promoção da dinamicidade econômica do estado e, portanto, também precisam de acompanhamento para a elaboração de políticas públicas específicas”, concluiu a diretora.

Acesse aqui o documento completo.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.