INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Competência
Assessorar o Governo do Estado estudando e propondo medidas necessárias ao desenvolvimento do Estado do Piauí; Promover estudos e pesquisas necessárias ao conhecimento da realidade social, econômica e financeira do Estado, e acompanhar a sua evolução; Realizar estudos socioeconômicos setoriais e regionais e de setores específicos, a exemplo das pesquisas realizadas sistematicamente sobre a realidade turística local; Assistir à Secretaria do Planejamento na elaboração do Plano de Governo e na sua compatibilização com os planos regional e nacional.

METAS PRIORITÁRIAS

Ampliação e aperfeiçoamento do sistema de informação a respeito dos indicadores econômicos e sociais de interesse do Estado; Desenvolvimento da capacidade técnica na área de monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas sociais;

LINHAS DE ATUAÇÃO

A Cepro realiza estudos e pesquisas nas áreas econômica, social, política, ambiental e histórica da realidade piauiense. Além da inestimável literatura técnica produzida na superintendência, um fato digno de nota é a grande capacidade manifestada pelo órgão, no sentido de amoldar-se a novas formas de trabalho, sempre que, ao longo do tempo, a expectativa de mudanças no contexto de crescimento estadual o exigiu. E para responder às exigências da sociedade moderna, a Cepro trabalha com perspectivas abrangentes, baseadas em três linhas de ação:

Capacitação de seu corpo técnico; Diversificação das áreas de conhecimento; Formação de redes de parcerias em nível nacional e internacional.

SERVIÇOS

Análise Estatística – Produção sistemática de indicadores estatísticos, econômicos e sociais. Banco de Dados – Disponibiliza base de dados com informações estatísticas sobre a realidade piauiense. Biblioteca – Serviço de consulta bibliográfica sobre a realidade econômica e social do Estado. Políticas Públicas – Monitoramento e avaliação. Estudos – Realiza estudos e diagnósticos socioeconômicos.

TRABALHOS/PESQUISAS/ PUBLICAÇÕES

Permanentes:

1. Conjuntura Econômica e Social;
2. Índice de Preço ao Consumidor (IPC);
3. Produto Interno Bruto (PIB);
4. Avaliação de Políticas Públicas;
5. Diagnóstico Socioeconômico dos municípios piauienses;
6. Pesquisa de Demanda Turística;
7. Pesquisa da Fazenda (preço e combustível);
8. Anuário Estatístico;
9. Piauí em Números;
10. Revista Carta Cepro;
11. IDHM dos municípios do Piauí e território de desenvolvimento

Esporádicos:

1. Pesquisa do Servidor Público;
2. Pesquisa de Consumo de Produtos Industriais na cidade de Teresina;
3. Pesquisa de Identificação das Potencialidades Econômicas e Áreas Carentes de Qualificação de Mão-de-obra no Estado do Piauí;
4. Restaurante Popular: uso e aceitação;
5. Pesquisa sobre o XXXI Encontro Nacional de Folguedos;
6. Inventário da Oferta Turística no Polo de São Raimundo Nonato;
7. Coordenação do regulamento do Prêmio de Inclusão Social (Grupo Meio Norte);
8. Seminário de Jornalismo Econômico.



Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.