INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Seplan apresenta mais uma Sexta Programada esta semana
09/11/2022 - 09:35  
  
Twitter 
Google+ 

Foto_09112022_091129

Com o tema: Os efeitos da pandemia sobre os rendimentos do trabalho e o impacto do auxílio emergencial no Piauí, a Seplan apresenta mais uma palestra na Sexta Programada, dia 09, às 11h, no auditório da secretaria e, também, através de transmissão no Youtube.

O professor Doutor de Ciências Econômicas da UFPI Juliano Vargas, um dos expositores, fala do objetivo do encontro quando pretende compartilhar algumas impressões e dados que foram extraídos, junto à equipe da Cepro, sobre como a Covid-19 impactou no rendimento médio da população piauiense. “Vamos utilizar a questão do rendimento do trabalho como uma variável e associar como isso teve impacto a partir do auxílio emergencial que foi pago no período correspondente a novembro de 2020”, explicou.

Juliano acrescentou que também será dado um apanhado geral sobre o mercado de trabalho no estado, no final do ano passado. “A expectativa é muito positiva, com uma conclusão que possa servir para o desenvolvimento de políticas públicas em termos de melhoria dos rendimentos do trabalho no estado e também que a gente possa continuar com um trabalho anterior, de trazer elementos para que se entenda melhor a dinâmica do mercado de trabalho no Piauí, envolvendo quesitos como rendimento médio, informalidade, subutilização da mão de obra e muitos outros”, finalizou.

A segunda expositora, Amanda Almeida, economista e ex gerente da superintendência Cepro, vai divulgar a metodologia utilizada para chegar aos dados apresentados no trabalho.  “A modelagem dos microdados extraídos da PNAD/Covid-19 do IBGE foi realizada utilizando software R- em conformidade com a documentação disponibilizada pelo IBGE em seu site - além do pacote COVIDIBGE”, ressaltou.

De acordo com Amanda, a partir disso, foi possível calcular os indicadores como renda média domiciliar do trabalho, renda média domiciliar efetiva total, renda média domiciliar de outras fontes, para o Piauí. “A expectativa é de que essa apresentação possa contribuir para a melhor compreensão do trabalho que traz informações tão relevantes a respeito do mercado de trabalho do Estado do Piauí durante a pandemia de COVID-19”, concluiu.

O link de acesso será disponibilizado pelas redes sociais na data do evento. As palestras da Sexta Programada já fazem parte do calendário de atividades da Seplan e têm como objetivo oportunizar espaços de debates e palestras para refletir sobre temáticas relacionadas à conjuntura econômica e social do Estado do Piauí, envolvendo a participação de gestores, pesquisadores e sociedade em geral.


Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.