INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Seplan e IBGE se reúnem para fortalecimento de parceria
12/04/2022 - 16:27  
  
Twitter 
Google+ 

Foto_12042022_040408


Técnicos da superintendência Cepro reuniram-se com a Equipe do IBGE Rio de Janeiro e Teresina, nesta terça-feira (12), na Seplan, para acompanhamento e apresentação dos trabalhos em desenvolvimento cumprindo o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre IBGE e Seplan em 2021. O objetivo do encontro foi o fortalecimento e a continuidade da parceria. 

Na ocasião foram mostrados os levantamentos preliminares do mapeamento municipal dos Territórios de Desenvolvimento Chapadas das Mangabeiras e Serra da Capivara e os levantamentos correspondentes que compreenderão os demais territórios: Vale do Canindé, Tabuleiros do Alto Parnaíba, Vale do Sambito, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Entre Rios, Chapada Vale do Itaim, Vale do Rio Guaribas, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea. Também foi apresentada a relação dos municípios concluídos a serem encaminhados para aprovação da lei de revisão territorial, na Assembleia Legislativa do Piauí.

Outro ponto abordado foi o mapa e o memorial descritivo do Município de Barreiras do Piauí, com a incorporação de área territorial do Tocantins ao estado do Piauí e já realizada a incorporação à cartografia nacional pelo IBGE. Os produtos apresentados foram homologados por ambas as equipes técnicas e o Mapa já encaminhado para a Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (CETE), que é responsável pela resolução de conflitos e procedimentos legais de atualização dos limites territoriais dos municípios piauienses. Nesta comissão, a Seplan é representada por Marcos Pereira da Silva, gerente de Cartografia e Geoprocessamento, e Liége Moura, superintendente da Cepro.

Liége Moura destacou as capacitações para qualificação da equipe e a importância dos levantamentos que estão sendo feitos para a CETE. “Nós iniciamos com o trabalho sistemático de dois territórios de desenvolvimento para a revisão dos limites dos municípios, um levantamento da geomorfologia, de informação da população, dos aglomerados urbanos e rurais, para observar se isso está em um município ou em outro, para que essas inconsistências ou incongruências sejam levadas para a revisão dos limites municipais. Nossa equipe é responsável por todo o levantamento de dados que são apresentados na CETE. Estamos trabalhando na consolidação da revisão do mapa administrativo do Estado", explicou.

Segundo o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, “os trabalhos estão sendo desenvolvidos com a expectativa de avanços ainda maiores, melhorando cada vez mais as estruturas territoriais do Piauí, com progressos, também, na resolução de conflitos de limites territoriais discutidos na Assembleia Legislativa”, declarou.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.