INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro publica dois informes socioeconômicos
17/03/2022 - 10:35  
  
Twitter 
Google+ 

A Superintendência Cepro divulgou mais dois informes socioeconômicos, um sobre a produção de soja, que impulsionou a balança comercial do Piauí em 2021 e o segundo sobre o mercado de trabalho no estado.

O primeiro traz os principais resultados da produção agrícola no Piauí de 2021 e sua relação com o desempenho do Comércio Exterior, cuja pauta de exportações tem forte presença de gêneros agrícolas como Soja, Milho, Algodão, entre outros.

Segundo Amanda de Almeida, gerente de Estudos Econômicos da Superintendência Cepro, “destaca-se o crescimento da produção de Soja em 10,88%, que refletiu também no saldo da balança comercial, onde a commoditie, que representa 76,8% das exportações piauienses, obteve crescimento nominal de 61,8%”, ressaltou.

A gerente ainda explicou que o resultado apontado também pode ser verificado através dos principais parceiros comerciais do Piauí. “A China é responsável por 51,7% da demanda dos produtos do Estado no comércio internacional, sendo a soja o componente predominante nessa pauta em 2021 e representando 96,27% das exportações”, disse.

Já o Informe Socioeconômico número 10, que traz informações sobre o mercado de trabalho no Piauí no quarto trimestre de 2021, enfoca a taxa de desocupação, o setor informal e o rendimento domiciliar per capita no Estado.

 A gerente de Estudos Sociais da Superintendência Cepro, Juciara Linhares, afirmou que houve uma redução na taxa de desocupação, registrando 11,9%, sendo a menor desde o início da pandemia.  “O Piauí, em relação aos demais estados do Nordeste, obteve a segunda menor taxa de desocupação média, sendo superado apenas pelo Ceará”.

“Outros destaques do informe 10 foram o crescimento de 12,6%, no quantitativo de empregos sem vínculo formal e a redução no rendimento domiciliar per capita no Piauí, em 2020, era R$ 859,00 e, em 2021, R$ 837,00. O Estado acompanhou o comportamento nacional e isso pode estar relacionado a diminuição do montante destinado à transferência direta de renda a nível nacional”, concluiu.

Acesse aqui os documentos completos.

PRODUÇÃO DE SOJA IMPULSIONA A BALANÇA COMERCIAL DO PIAUÍ EM 2021

O MERCADO DE TRABALHO PIAUIENSE EM 2021

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.