INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro divulga relatório do Emprego Formal
18/02/2022 - 11:12  
  
Twitter 
Google+ 
O Relatório Mensal do Emprego Formal é uma publicação que analisa a trajetória do saldo e estoque de empregos formais no Estado do Piauí sob a ótica do Novo CAGED. Além dos dados em nível estadual, por grupamento de atividades econômicas, grau de instrução e faixa etária é feito um recorte em nível territorial, demonstrando as assimetrias em termos de desempenho entre os municípios. 

Segundo a gerente de Estudos Econômicos da superintendência Cepro, Amanda de Almeida, as informações trazidas no relatório são de suma importância para entender os movimentos do mercado de trabalho formal e, a partir disso, aprofundar a análise acerca da economia do estado ao longo de todo ano.

"O saldo de empregos em dezembro de 2021 no estado sofreu uma pequena queda (-0,47%) quando comparado ao mês de novembro. Esse resultado se deve à perda de 1.462 postos de trabalho formal neste mês, puxado principalmente pela redução sofrida pela indústria (-1.147 postos de trabalho), contudo, destaca-se que analisando o cenário para todo o ano de 2021, o Piauí se manteve em trajetória crescente durante todos os demais meses, encerrando com saldo acumulado positivo de 20.688 e estoque de 309.797", ressaltou Amanda.

A gerente complementou: "a gente ainda destaca, no cenário anual, o setor de Construção que cresceu 17,67% em número de empregos formais, seguido pela Agricultura (10,11%), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (9,54%) e Alojamento e alimentação (8,55%)", finalizou.

Na elaboração do relatório foram utilizadas as informações disponibilizadas pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) para o mês de dezembro de 2021. O Novo Caged utiliza dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), do Empregador Web e do antigo Caged.   
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.