Seplan publica Conjuntura Econômica 2º trimestre 2021
01/12/2021 - 12:15

Estudo mostra perspectivas de recuperação da economia

A superintendência Cepro, da Seplan, divulga o estudo sobre a Conjuntura Econômica do segundo trimestre de 2021, que traz os principais indicadores relacionados à economia piauiense.

Segundo a gerente de Estudos Econômicos da Cepro, Amanda de Almeida, é possível observar perspectivas de recuperação da economia piauiense em relação ao mesmo período do ano anterior. “Observamos resultados positivos em diversos indicadores analisados pelo estudo, como o comercio varejista (22,4%) e comercio varejista ampliado (28,4%), além do saldo positivo no mercado de trabalho de 10.016, puxados pelos resultados nas atividades de serviços (3.123), comercio (2.768) e indústria (1.957)”, relatou.

No estudo também se destaca o desempenho das exportações piauienses, que no período de abril a junho de 2021 apresentaram variação nominal positiva de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Essa variação pode ser explicada pelo aumento da participação da soja nas exportações, reflexo do incremento de sua produção e previsão de área colhida para 2021 (9,72%). Outro fator foi a valorização do dólar que favorece o preço internacional das commodities o que incentiva o comercio internacional desses produtos. Vale ressaltar que o saldo da balança comercial foi positivo em US$ 231,2 bilhões com aumento, também, nas importações” concluiu Amanda.

A Conjuntura é um estudo realizado pela Cepro, divulgada trimestralmente, que engloba análises de diferentes setores no cenário econômico piauiense. Ela permite que o gestor e a sociedade em geral conheçam os dados dos principais segmentos do setor e, também, antecipem resultados futuros em relação ao crescimento econômico do Estado.

Acesse o documento completo aqui.