Cepro programa parceria com o Instituto Darcy Ribeiro
10/08/2021 - 13:08

Equipe da Cepro recebe presidente do Instituto Darcy Ribeiro
A superintendente da Cepro, Liége Moura, recebeu, na terça-feira (10), o presidente do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), Alan Novais. O objetivo da visita foi conhecer o trabalho da superintendência no desenvolvimento de indicadores socioeconômicos e no monitoramento de políticas públicas, além de estreitar os laços entre as duas instituições para consolidação de parcerias futuras.

Para Alan Novais, a visita foi uma oportunidade de conhecer mais o trabalho da instituição piauiense, “a intenção é conhecer e aprender um pouco com todo o conhecimento e com a formulação que a Cepro vem desenvolvendo desde a sua criação, principalmente na área de indicadores, dados e estudos metodológicos que eu acredito que são fundamentais para o estado e  o município, não só para avaliar a política pública, mas também para auxiliar o governo na construção dela”.

O presidente destacou que o encontro teve o papel de aprofundar a relação com a Cepro para a construção de um protocolo de intenções e, posteriormente, um acordo de cooperação técnica. "Com a parceria poderemos sempre estar atualizando nossas metodologias e construindo políticas para o nosso estado, para município de Maricá (RJ), e também trazendo inovações para o estado do Piauí. Nesse sentido, analisar, formular e garantir que as políticas publicas de fato estejam sendo bem avaliadas", concluiu Alan Novais.

Liége Moura destacou a importância da visita. “Para nós é muito importante receber o presidente do Instituto Darcy Ribeiro aqui. Eles também são um instituto de pesquisa filiado a Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES) e esta é uma possibilidade de realizar troca de experiências. Nós tivemos a oportunidade de apresentar os estudos que a superintendência Cepro vem desenvolvendo, como os indicadores econômicos e sociais do estado do Piauí, e também chamou bastante atenção todo o nosso esforço em manter as informações que o estado precisa, os estudos que vão para a análise das políticas públicas e auxiliam no desenvolvimento do nosso estado. Nós esperamos que possamos, de fato, desenvolver uma parceria de estudos, uma troca de know-how em metodologias de trabalho e indicadores e que essa parceria possa contribuir para o fortalecimento de todas as instituições que produzem as estatísticas oficiais dos estados e dos municípios", concluiu.

O Instituto Darcy Ribeiro é um órgão municipal responsável pela coleta e análise de dados sobre o município de Maricá, além de promover estudos e pesquisas sobre a cidade.  O instituto tem como objetivo organizar e disponibilizar dados e indicadores sobre a cidade realizando estudos e projetos visando subsidiar o desenho de políticas públicas, subsidiar a organização e acompanhar a execução dos Planos Diretores e Planos Plurianuais do município, entre outros.