INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro promove capacitação em análise demográfica
06/11/2008 - 00:08:50  
  
Twitter 
Google+ 
Técnicos da Fundacão Cepro e de Outros Orgãos durante o curs

 

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro) e a Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) estão promovendo um curso de capacitação para análise demográfica regional. O evento teve início nesta quarta-feira (5) e está sendo realizado na Faculdade Adelmar Rosado (FAR), com duração de três dias.

 O curso objetiva capacitar os profissionais de diversas áreas para que os trabalhos realizados na área da demografia tenham cada vez mais qualidade, e participam profissionais de diversos órgãos: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), da Fundação Cepro e dos estados do Rio de Janeiro e Paraíba e também alunos da FAR e UFPI.

Segundo Elias Barbosa, diretor da Unidade de Estatística da Fundação Cepro, o curso tem três funções fundamentais. Primeiro, vai promover a capacitação dos profissionais de pesquisa quanto à realidade demográfica do Estado; segundo, vai dar autonomia para a Fundação Cepro fazer a análise e estudos populacionais com base em dados mais atualizados; e por fim vai colocar o Piauí no contexto nacional de pesquisas e análises demográficas.

O curso está sendo ministrado pelo diretor Ribeiro Guimarães, da Superintendência de Estudos Ecônomicos e Socias da Bahia - (SEI). “Esse curso tem a finalidade primordial de capacitar e esclarecer os profissionais da área e os gestores públicos a levarem em conta as grandes mudanças que estão ocorrendo na população brasileira, fundamental para o planejamento e a elaboração de projetos para as áreas de saúde, educação, trabalho, habitação e assistência social”, disse Ribeiro.

O presidente da Fundação Cepro, Oscar de Barros, disse que é projeto do órgão a criação de uma unidade dentro da instituição para fazer estudos populacionais no Estado. “O curso vai capacitar os técnicos da Cepro e com isso teremos dado um passo concreto no sentido de colocar na estrutura funcional da Casa um setor voltado exclusivamente aos estudos populacionais. O curso contempla também interesses de outras instituições, conforme podemos verificar pela participação dos inscritos”, finaliza.

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.