INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Seplan apresenta mais uma Sexta Programada
03/12/2020 - 15:12  
  
Twitter 
Google+ 
Sexta Programada desta semana terá três palestrantes
Com o tema “A pandemia no contexto econômico e social no Piauí”, a Sexta Programada desta semana (04/12) traz três palestrantes, o professor Willame Mazza, do curso de Direito, que vai tratar do estudo sobre a pandemia e as implicações sobre as empresas do estado,  resultado de um boletim do observatório de Vigilância Sanitária e Epidemiologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Rebeca Nepomuceno, gerente de Estudos Econômicos da Superintendência Cepro, que vai tratar sobre o boletim “Mercado de Trabalho no Contexto do Coronavírus”, parte II; e Juciara Linhares, gerente de Estudos Sociais da Superintendência Cepro, que vai falar do acesso dos piauienses ao auxilio emergencial. O encontro será virtual, às 11h desta sexta-feira. 

A Sexta Programada vai trazer dois resultados de pesquisa: o primeiro que trata da pandemia e as empresas no estado, que é um boletim do Observatório de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da UESPI, elaborado por um conjunto de autores. O segundo é o boletim sobre Mercado de Trabalho no Contexto do Coronavírus,  parte dois, dando sequência a primeira versão publicada no início da pandemia, que aborda o contexto mais atualizado, do mês de setembro, no que diz respeito ao emprego, ocupação e auxilio emergencial.   

Segundo Juciara Linhares, o boletim do mercado do trabalho no contexto da pandemia traz um panorama do acesso dos piauienses ao auxilio emergencial, apontando a parcela da população, no Brasil, no Nordeste e no Piauí, que teve acesso ao benefício, destacando o Piauí como o estado que mais teve pessoas beneficiadas na região nordeste, tanto na primeira parcela quanto na quinta parcela, a última de R$600,00. “O Piauí se destaca como aquele ente que mais teve parte da sua população beneficiada com o auxílio emergencial do governo federal. Na primeira parcela 39,6% da população recebeu, e na última parcela no valor de R$600,00, que foi paga em setembro, 33,35% da população foi beneficiada. Também trazemos quais territórios de desenvolvimento mais receberam essa quantia para contribuir ao acesso das famílias à renda, em virtude da situação crítica que muitas estavam passando”, explicou.  

O boletim também aponta que, em relação aos valores repassados, a maior parcela dos recursos do auxílio emergencial recebidos no estado do Piauí foi destinada aos trabalhadores que já fazem parte do programa bolsa família. “Por ocasião do pagamento do auxílio emergencial, eles tiveram o auxílio do programa bolsa família suspenso, porque o valor era menor, e passaram a receber a penas o auxílio emergencial. Destacamos alguns aspectos importantes no que se refere aos impactos econômicos e sociais causados no contexto da pandemia, nesse segundo semestre do ano de 2020”, finalizou Juciara Linhares. 

O professor Willame Mazza, por sua vez, vai relatar a pesquisa que vem sendo desenvolvida em relação aos impactos da Covid no Piauí, tanto no viés econômico, como no viés social. “Vou levar ao debate algumas questões envolvendo a vulnerabilidade das empresas nesse período da pandemia, tanto no primeiro, como no segundo semestre e um pouco, também, de uma visão geral no Brasil e no mundo de como está se passando essa pandemia e como também repercutiu aqui no Piauí. Pretendo debater as atividades econômicas que mais foram atingidas nesse período, entender o porque essas atividades ficaram mais vulneráveis, porque elas sofreram mais com a pandemia no aspecto econômico e consequentemente no aspecto social. Então vou levar questões como queda no faturamento e o auxilio emergencial com sua influência positiva, principalmente nos estados mais pobres como o Piauí", concluiu.  

A Sexta Programada é aberta ao público e o link de acesso à vídeo conferência será disponibilizado pelas redes social previamente. 
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.