Sexta Programada debate Macroprocesso do Planejamento
22/10/2020 - 12:58

Sérgio Britto, consultor da Macroplan

A Seplan realiza amanhã, dia 23, às 11:30, mais uma Sexta Programada, novamente de forma remota. O tema deste encontro é: “Macroprocesso de Planejamento com foco na Análise Executiva de Resultado”. O debate terá como mediadora a superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Gisele Oliveira, e como palestrante Sérgio Britto, consultor da Macroplan.

Sérgio Britto explica como discorrerá sua palestra, “como o público pode ser tanto interno, como externo da seplan, na Sexta Programada a ideia é tratar sobre o uso de dados e gestão no setor público, com foco no que chamamos de analise executiva de resultados. De que forma podemos trazer a dimensão dos resultados, dos impactos que a política pública tem ou não na vida dos cidadãos para dentro do ciclo de gestão, dentro do círculo de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. Minha expectativa é a melhor possível, vou levar temas e debater com os participantes, espero que façam muitas perguntas, muitas provocações e que seja um debate interessante de se fazer”, concluiu.

A Seplan está realizando um ciclo de capacitação da rede de planejamento do estado (RedePLAN), envolvendo servidores de diferentes secretarias do Governo do Estado, com a consultoria da Macroplan. Dois treinamentos já foram realizados: “Construção e Análise de Indicadores” e “Planejamento Estratégico e Gestão orientada para Resultados”. Além desses, teve início esta semana (19 a 23/10/20) o curso de “Finanças Públicas e Gestão Fiscal”, e o ciclo contará ainda com cursos sobre “Monitoramento da execução” e “Avaliação ex ante e ex post” entre os meses de outubro e novembro. A Sexta Programada está levando ao público um pouco do que está sendo discutido durante as capacitações.

A Sexta Programada é um programa que proporciona espaço de debate e reflexão. Um projeto de iniciativa da superintendência Cepro com o objetivo de estimular, entre os técnicos da superintendência e seus parceiros, a realização de estudos e pesquisas sobre questões importantes para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. É um espaço de debates e palestras para reflexão de temas relacionados a nossa conjuntura econômica e social e se configura como um importante mecanismo de diálogo entre gestores, pesquisadores e a sociedade de modo geral.