Seplan lança Carta Cepro edição 31.2 nesta sexta-feira
30/09/2020 - 11:12

Lançamento Carta Cepro e palestra nesta sexta

Na próxima sexta-feira, dia 02 de outubro, às 10h, a superintendência Cepro/Seplan lança publicação virtual da revista Carta Cepro, edição 31.2. Durante o evento, que será realizado em videoconferência, também haverá palestra no programa Sexta Programada, às 11h, com o tema “Conselhos estaduais de políticas públicas no PI: funcionamento, infraestrutura e participação social”, mesmo título de artigo publicado na edição da revista a ser lançada.  O palestrante e autor do artigo, Francisco Mesquita, é professor do departamento de Ciências Sociais e dos Programas de pós-graduação em Sociologia e Gestão Pública da UFPI.

Francisco Mesquita destacou que o foco da palestra será o debate da realidade da democracia, da participação e do envolvimento do cidadão nas políticas públicas. “Vou abordar os aspectos dos limites e das possibilidades de participação na atualidade, neste momento difícil que todos nós estamos vivendo, com largo avanço das iniciativas conservadoras, o que limita a participação do cidadão na vida política cotidiana e também, discutiremos a questão do limite dos conselhos na atualidade. É necessária a revitalização desses instrumentos de participação, para requalificar a democracia participativa”, explicou. A mediadora será Wellynne Barbosa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pelo Instituto de Geociência, da UFRJ, coautora do artigo.

O palestrante também ressaltou a importância da revista Carta Cepro. “O periódico vem contribuindo para professores, pesquisadores e estudantes das universidades para que possam publicar seus estudos, cooperando na difusão da ciência desenvolvida no Piauí, socializando o conhecimento científico com a sociedade brasileira. A Carta Cepro é uma revista bastante consolidada, com prestígio junto à academia e à sociedade. Já o programa Sexta Programada colabora bastante para o debate dos estudos e pesquisas. É um espaço de diálogo entre a sociedade e pesquisadores para divulgação e produção de conhecimento”, disse.

A Carta Cepro é um periódico com mais de 40 volumes publicados e propõe artigos de forte link com os aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais, enriquecendo o acervo bibliográfico do Piauí, além de servir como ponte entre as universidades, a sociedade e o poder público.

Os artigos seguem a linha editorial da revista, dentro dos seguimentos: economia, meio ambiente, energias renováveis, mineração, infraestrutura, turismo, inclusão social, políticas públicas, educação, saúde e federalismo. Todos os trabalhos são submetidos ao Conselho Científico da revista, composto de professores mestres e doutores, sempre de forma anônima, que avaliam e selecionam os artigos a serem publicados.

A Sexta Programada é um programa que proporciona espaço de debate e reflexão. Um projeto de iniciativa da CEPRO com o objetivo de estimular, entre os técnicos da superintendência e seus parceiros, a realização de estudos e pesquisas sobre questões importantes para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. É um espaço de debates e palestras para reflexão de temas relacionados a nossa conjuntura econômica e social e se configura como um importante mecanismo de diálogo entre gestores, pesquisadores e a sociedade de modo geral.