Sexta Programada faz debate sobre desenvolvimento regional
27/08/2020 - 11:54

O debate é aberto ao público

A Seplan realiza amanhã, dia 28, às 11h, mais uma Sexta Programada, novamente de forma remota. O tema deste encontro é: “Políticas de Desenvolvimento Regional e inovação no território”. O debate terá como mediadora Teresinha Ferreira, economista e assessora técnica da Seplan, e como palestrante Antônio Carlos Filgueira Galvão, consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aposentado, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq).

Fazendo o fechamento do ciclo de palestras do mês de agosto, o tema desta sexta-feira dará continuidade a uma série de palestras alusivas à comemoração do centenário de Celso Furtado e, também, ao dia do economista, celebrado em 13 de agosto. Segundo Juciara Linhares, gerente de Estudos Sociais da superintendência Cepro e organizadora do evento, a palestra desta semana complementa a primeira, que tratou do desenvolvimento regional a partir da visão de Celso Furtado. “O palestrante que convidamos para esta semana, que também é economista, trará ao debate uma categoria fundamental que é a inovação no nosso território. Para o debate ele vai trazer, tanto elementos da teoria de Celso Furtado, como também vai adensar com outros elementos pertinentes aos estudos ele vem desenvolvendo e realizando ao longo da sua carreira”, explicou.

A mediadora do evento, Teresinha Ferreira, destaca a importância de debater política de desenvolvimento regional e inovação. “É um tema pertinente tendo em vista que, com a pandemia, os indicadores de desigualdades regionais ficaram mais evidentes, principalmente em relação ao nordeste, portanto, é oportuno o debate de políticas regionais pós pandemia para contribuir com a formação de políticas públicas necessárias para alavancar o desenvolvimento econômico com qualidade de vida da população”, concluiu.

A Sexta Programada é um programa que proporciona espaço de debate e reflexão. Um projeto de iniciativa da Cepro com o objetivo de estimular, entre os técnicos da superintendência e seus parceiros, a realização de estudos e pesquisas sobre questões importantes para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. É um espaço de debates e palestras para reflexão de temas relacionados a nossa conjuntura econômica e social e se configura como um importante mecanismo de diálogo entre gestores, pesquisadores e a sociedade de modo geral.

Para acessar a palestra click aqui.