INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Sexta programada debate reabertura econômica no Piauí
20/08/2020 - 10:46  
  
Twitter 
Google+ 
Para acessar basta clicar no link

A Seplan realiza amanhã, dia 21, às 11h, mais uma Sexta Programada, novamente de forma remota. O tema deste encontro é a “Flexibilização das atividades econômicas e sociais e o índice de segurança”. O debate terá como mediadora Rebeca Nepomuceno, gerente de Estudos Econômicos (Cepro/Seplan) e como palestrantes: o professor Prancácio Araújo, coordenador do curso de Economia da UFPI, em Teresina e o professor José Maria Pires de Menezes Júnior, do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, também em Teresina.

A palestra terá o enfoque básico na explicação do risco de segurança em saúde, que foi calculado com base no risco ocupacional americano. “Nós fizemos o cálculo para o Piauí do risco que o trabalhador tem em sua rotina de trabalho e isso está associado, basicamente, a proximidade com que ele desenvolve sua atividade, o tipo de atividade, se há probabilidade de infecção ou doença e o quanto, na sua rotina de trabalho, há o contato com outras pessoas. A partir disso, nós calculamos uma média que mostra o risco do trabalhador, das mais diversas ocupações, de contrair a Covid-19”, explicou o palestrante Prancácio Araújo.

Com o risco calculado é mensurado o Índice de Abertura da Economia, que permite unir setores econômicos em faixas, chamadas: Faixas de Abertura. “Para o índice, foi levado em consideração o risco de contrair a Covid-19, então, aquela ocupação que tem um menor risco, tem uma maior segurança nas suas relações de trabalho. Desta firma, colocamos num plano o nível de segurança e o ganho, do ponto de vista da economia. Aqueles setores que têm maior segurança no trabalho e trazem maior ganho para a economia foram abertos primeiro. A partir deste Índice, a reabertura das atividades econômicas foi programada em quatro fases, conhecidas por todos através do Pro Piauí”, completou o professor.

Prancácio Araújo ainda explicitou a importância do canal de discussão proporcionado pela Sexta Programada. “É um espaço onde o poder público convoca a sociedade para debater temas relevantes para a economia e para a vida das pessoas. Um momento para se discutir o futuro, um espaço que você alia o conhecimento, com a tomada de decisão do ponto de vista político, onde você associa a ciência, a pesquisa, os estudos, num palco de discussão com técnicos e gestores estaduais, o que permite a avaliação do conteúdo para a sua aplicação pelo poder público, com um impacto muito grande para a sociedade que se beneficia dos resultados dos estudos que tendem a melhor a vida das pessoas”, concluiu.  

O programa “Sexta Programada“ foi criado para estimular, entre os técnicos da superintendência Cepro e seus parceiros, a realização de estudos e pesquisas e o debate sobre questões importantes para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. É um espaço de debates e palestras para reflexão de temas relacionados a nossa conjuntura econômica e social e se configura como um importante mecanismo de diálogo entre gestores, pesquisadores e a sociedade de modo geral.

Para acessar click aqui.


Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.