INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Sexta Programada traz debate sobre a obra de Celso Furtado
13/08/2020 - 10:43  
  
Twitter 
Google+ 
O evento é aberto ao público

A Seplan realiza amanhã, dia 14, às 11h, mais uma Sexta Programada, agora de forma remota. O evento Sexta Programada já fazia parte do calendário da antiga Fundação Cepro, agora superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Seplan. O tema desta sexta será: “Desenvolvimento Regional na Visão de Celso Furtado, novos cenários em debate”, com os palestrantes: Ricardo Alaggio, professor doutor do departamento de Economia da Ufpi e Manuel Moedas, analista da superintendência Cepro, que coordenará o evento. 

Segundo a organizadora do projeto Sexta Programada, Juciara Linhares, gerente de Estudos Sociais da superintendência Cepro, o evento oportuniza espaços de debates e palestras para reflexão de temas relacionados a nossa conjuntura econômica e social e se configura como um importante mecanismo de diálogo entre gestores, pesquisadores e a sociedade de modo geral. “Estamos retomando o projeto das Sextas Programadas com um tema em alusão a comemoração do centenário de Celso Furtado e ao dia do Economista, celebrado em 13 de agosto. Parte da equipe da superintendência Cepro é formada por economistas e nós não poderíamos deixar de agradecer a estes profissionais pelas análises e pela construção de estudos que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado”, explicou. 

O palestrante Ricardo Alaggio elogiou a iniciativa do projeto Sexta Programada, em especial por estarmos na semana do economista, resgatando a data em um momento muito difícil para todos os brasileiros, em meio a retomada econômica, depois da paralização causada pela pandemia do novo Coronavírus. “Vamos aproveitar a data para abordarmos um tema extremamente importante para a história econômica do país, na história do pensamento, na história das ideias, que foi o legado do, talvez, maior economista brasileiro do século XX, Celso Furtado, um trono a ser disputado com Roberto Campos, um polo contrário às ideias dele, mas também muito presente na nossa história econômica”, relatou o professor. 

Para o palestrante, o momento é oportuno para nos debruçarmos nas ideias de Celso Furtado de desenvolvimento. “Abordaremos o autor no ponto de vista do pensamento básico dele, a ideia sobre desenvolvimento, a natureza do subdesenvolvimento e o que pode ser feito para a superação deste subdesenvolvimento em países emergentes como o Brasil. Precisamos contextualizar também, um pouco do seu pensamento sobre planejamento econômico, já que foi a partir dele, o primeiro ministro do Desenvolvimento do país, em 1963, que se articulou essa ideia”, finalizou Ricardo Alaggio.  

O coordenador desta Sexta Programada, Manuel Moedas, destaca a importância do papel do economista na sociedade por meio de previsões e aplicações de conceitos econômicos que podem levar a uma mudança ou uma transformação de um cenário de crise, no aspecto econômico. “Estamos homenageando o economista e a passagem de 100 anos de Celso Furtado, se vivo fosse. A vasta e abrangente obra do autor representa um marco na história e na produção das ciências sociais numa escala mundial. Nenhum autor teve tanta importância para constituir as economias e as sociedades subdesenvolvidas em um objeto específico de estudo”, concluiu Moedas aproveitando para convidar a todos para a participação do debate. 

Para ter acesso ao debate basta clicar no link abaixo, nesta sexta, a partir das 11h:  

https://piauiconectado.webex.com/piauiconectado/j.php?MTID=m5bc190dcb499066fc5ef8ad94bd9129b 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.