31ª edição da Carta Cepro é lançada em evento on-line
18/05/2020 - 19:06

Carta Cepro é lançada em versão digital

A secretaria de Estado do Planejamento, por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas, lançou hoje, 18, através de vídeo conferência aberta ao público, a 31ª edição da Carta Cepro.  A revista apresenta artigos técnicos-científicos, de caráter inédito, resultados de pesquisas e selecionados através de chamada pública.

Na 31ª edição estão reunidos artigos que versam sobre o papel da universidade estadual na produção do espaço piauiense; a gestão pública territorializada no Piauí; aspectos sobre a regularização fundiária no Estado e as recentes transformações no espaço agrário, principalmente na região dos cerrados. Também, neste número, há um artigo de reflexão teórica sobre a realidade política e econômica do Brasil.

Liége Moura, superintendente da Cepro, destacou a importância da revista para a apresentação de estudos e pesquisas direcionados ao desenvolvimento do Piauí. “Nesta segunda-feira entregamos mais uma edição da Carta Cepro ao público, desta vez em versão digital, e aproveitamos a oportunidade para lançar a Chamada Pública para a próxima edição da revista, uma publicação que já faz parte da história do nosso estado e que tanto contribui com estudos que, muitas vezes, são norteadores para a implementação de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Piauí”, ressaltou.

O Secretário Antonio Neto destacou a relevância da publicação para o estado do Piauí,  "A gente fica muito realizado por que estamos vendo a Carta Cepro resgatando seu papel histórico de fonte de pesquisas de qualidade, apresentação de estudos técnicos, que ajudam não só o setor público a formular suas políticas, mas também faz com que a própria sociedade reencontre sua origem, sua história ao mesmo tempo que propõe programas para o futuro".

É importante destacar a participação da Fapepi, da Academia Piauiense de Letras, em uma parceria nova que agrega muito as nossas publicações, a Universidade Estadual, a EMATER, e a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que fortalecem essa iniciativa e contribuem para o desenvolvimento cientifico e o debate no estado do Piauí", conclui Antonio Neto.

A Carta Cepro é um periódico com mais de 40 volumes publicados e propõe artigos de forte link com os aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais, enriquecendo o acervo bibliográfico do Piauí, além de servir como ponte entre as universidades, a sociedade e o poder público.

Os artigos seguem a linha editorial da revista, dentro dos seguimentos: economia, meio ambiente, energias renováveis, mineração, infraestrutura, turismo, inclusão social, políticas públicas, educação, saúde e federalismo.

Todos os trabalhos são submetidos ao Conselho Científico da revista, composto de professores mestres e doutores, sempre de forma anônima, que avaliam e selecionam os artigos a serem publicados.