Cepro se despede de bolsistas e anuncia novos editais
31/01/2020 - 13:17

Foto_31012020_010110

A superintendência Cepro está elaborando, conjuntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí - Fapepi, novos editais para bolsistas pesquisadores, professores vinculados aos programas de pós-graduação, com enfoque no estudo do desenvolvimento econômico, mas especificamente ao setor da indústria e do índice de preços ao consumidor para a consolidação de inferências estatísticas.  Nesta sexta-feira, seis pesquisadores encerraram o programa e novos bolsistas devem assumir os trabalhos.

Foto_31012020_010109

Segundo a superintendente da Cepro, Liége Moura, os editais devem ser lançados em breve, ainda no começo deste ano. “Abriremos novas oportunidades para bolsistas pesquisadores. Uma primeira proposta de edital, que estamos trabalhando, deverá ser lançada ainda no início deste ano e logo depois vamos lançar outros editais que possam consolidar os estudos relacionados ao setor do turismo e ao setor de energia renovável, que são os focos dos estudos em consonância com o Fórum Permanente de Energias que está sendo criado”, explicou.

Foto_31012020_010110

Liége Moura ainda destacou a importância da parceria com a Fapepi para viabilizar a entrada dos bolsistas que tanto contribuem na realização dos estudos produzidos pela Cepro. “Agradeço aos que estão saindo hoje pela contribuição, principalmente para os trabalhos que foram publicados com a colaboração deles aqui, durante estes dois anos. Todos podem ter acesso aos estudos através da Revista Carta Cepro e dos relatórios que estão publicados na página da Cepro na internet. Agradeço, também, à Fapepi que vem viabilizando os editais para que estes pesquisadores possam entrar no sistema de Planejamento, participando conosco dos estudos e pesquisas”, disse.

Foto_31012020_010110

A professora Ana Angélica Costa, definiu a experiência como extremamente enriquecedora. “Como bolsista, eu pude aliar a teoria com a prática, já que a universidade traz muito conhecimento teórico e a Cepro nos deu essa oportunidade de observar de perto o mercado, principalmente o mercado turístico, que eu tive contato direto. Observar como o setor turístico tem se comportado no Piauí e isso foi muito importante, porque pudemos contribuir com pesquisas de campo, que analisaram, por exemplo, o impacto econômico do Festival de Inverno de Pedro II, pesquisas de demanda turística de Teresina, onde nós inovamos em buscar saber o perfil no novo turista, que é mais independente, mais tecnológico e observar o segmento potencial de Teresina, que é o turismo de eventos, negócios e saúde. Então, poder produzir conhecimento com dados qualitativos e quantitativos foi um grande prazer. Ver o nosso trabalho nas publicações da Cepro é muito gratificante”, concluiu.

Foto_31012020_010111

Se despedem da Cepro a doutoranda Wellynne Carla, os mestres Amanda Dias, Marcos Pinheiro e Felipe Formiga, além dos professores doutores Ana Angélica Costa e Francisco Mesquita.

Foto_31012020_010111