Piauí sedia reunião técnica de Comissão de Turismo do NE
15/08/2008 - 12:45:31

Reunião envolve instituições como o BNB

O Piauí sediou, nos dias 14 e 15 de agosto, uma reunião do Grupo Técnico de Pesquisas (GTP) da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE). O evento realizado no Real Palace Hotel foi organizado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Empresa Pública Piauí Turismo (Piemtur).

O GTP existe há 15 anos e é composto por todos os estados do Nordeste. De acordo com o coordenador do Grupo, Valdo Mesquita, objetiva detectar problemas que impossibilitem a realização de pesquisas na área do turismo com o intuito de saná-los. “A maioria dos problemas são financeiros ou entraves como a dificuldade de acesso à Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) necessária para a produção do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH). Por isso, envolvemos nas discussões instituições como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Ministério do Turismo”, diz.

Alem disso, os técnicos do Grupo trocam experiências e idéias para a consolidação das metodologias aplicadas nas pesquisas Cadastro da Rede Hoteleira, Demanda Turística e Boletim de Ocupação Hoteleira.

No Piauí, a Fundação Cepro é responsável por essas pesquisas. Segundo o presidente do órgão, Oscar de Barros, o Cadastro da Rede Hoteleira é feito anualmente, mas a Cepro enfrenta problemas para a realização das duas outras pesquisas. “Quanto ao BOH, os hotéis não nos fornecem a Ficha de Registro de Hóspedes. Seria necessária uma determinação legal que os obrigassem a isso, assim como existe uma lei que os obrigam a repassar tais informações para a Secretaria de Segurança. Sobre a Demanda Turística, precisamos produzir quatro pesquisas por ano, no entanto, esbarramos na falta de financiamento”, lamenta.