Técnicos da Cepro participam de capacitação no Rio de Janeiro
03/06/2019 - 12:03

Capacitação do IBGE

Técnicos da Cepro fazem capacitação do IBGE que dá continuidade às atividades previstas no cronograma de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais - SISPEP, com o objetivo de elaborar as projeções de população estadual e o aprimoramento metodológico das estimativas das populações municipais. O evento acontece de 3 a 7 de junho, no Rio de Janeiro.

Segundo o gerente de Cartografia e Processamento da Cepro, Marcos Pereira, a capacitação visa o nivelamento dos trabalhos entre as parcerias do IBGE, que são os Estados e o Distrito Federal, para a elaboração das projeções de populações estaduais e municipais anuais e que também servirá para os cálculos das cotas do Fundo de Participação dos estado e municípios e para as áreas que futuramente podem ser novos municípios ou distritos. “Para os municípios que já existem e que vão passar por mudanças nos limites territoriais, a principal variável para a mudança desses limites é, exatamente, o quantitativo populacional”, explicou.

A pauta consta de vários temas, dentre eles: demografia, transição demográfica, histórico da fecundidade e mortalidade no Brasil, além de projeções de pirâmides populacionais.