INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
30ª edição da Carta Cepro Marca Integração Cepro–Seplan
24/05/2019 - 14:01  
  
Twitter 
Google+ 
Secretário Antonio Neto apresenta a nova edição da revista

O Secretário do Planejamento, Antonio Neto, assinou, na manhã de hoje um convênio com o presidente da academia Piauiense de letras, Nelson Neri Costa, para a publicação de obras, artigos e teses de pesquisadores e grandes autores piauienses. A assinatura aconteceu durante o lançamento da 30ª edição da Carta Cepro, no auditório da Seplan.

Durante o evento o secretário apresentou ainda o plano de ação para a nova superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, que passa a fazer parte da Secretaria do Estado do Planejamento e anunciou 20 vagas para analistas no próximo concurso a ser realizado para a Seplan.

O Deputado Francisco Lima destacou a importância da publicação: “A Carta Cepro é um importante instrumento de divulgação de pesquisa e de estudo para o Piauí, então já é uma expectativa que os pesquisadores tem. Então essa retomada demarca a nova fase da Cepro, nesse processo de integração mais orgânico com a Seplan. Eu acho que isso foi acertado. E aqui foi a apresentação da nova equipe formada por pessoas que vinham com a apresentação de novos nomes, então isso vai ajudar a comunidade técnico-cientifica de pesquisadores do Piauí a ter esse instrumento de divulgação e analisar as informações que estão ali feitas com base nos estudos e pesquisas”, diz Lima.

A pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Piauí, Elizabeth Baptista, teve seus artigos publicados nesta edição da Carta Cepro: “A Carta Cepro sempre trouxe estudos e eu, como professora de Geografia precisava ter esses elementos que subsidiassem na minha sala de aula, o meu estudo e a minha discussão com os alunos sobre os problemas e questões sociais, ambientais e econômicos do Piauí, então ela sempre foi uma ferramenta que proporcionou esses conhecimentos”, destaca ela.

A Revista Carta Cepro apresenta artigos técnico-científicos produzidos por estudiosos, especialistas e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento das instituições de pesquisa e academias. Os artigos publicados são avaliados e selecionados por um Conselho Editorial e um Conselho Científico, de acordo com a relevância do tema para o Estado, sua validade social, a originalidade do tema e a contribuição para a área temática.

Digitalização da Biblioteca

Durante o evento também foi anunciado o projeto de digitalização da Biblioteca Pádua Ramos. 

“Vamos também manter os editais com a nossa parceira Fapepi, com isso estamos trazendo novos pesquisadores bolsistas, trazendo inteligência, pessoas que estão trabalhando e pesquisando e queremos então, de forma bem objetiva, dar a sociedade piauiense uma resposta, porque os órgãos setoriais têm muita dificuldade de realizarem seus trabalhos se não tiverem pesquisas e estudos econômicos e sociais servindo de base para orientar a realização das ações estratégicas” concluiu.

“A biblioteca da Cepro tem um acervo muito importante. Tem todos os planos de governo, desde a década de 60, do início do planejamento do Estado. Muitas pesquisas importantes que precisam ser disponibilizadas on line. Para isso, faremos a digitalização desse acervo que será colocado a disposição da população na internet”, reforça o secretário do Planejamento, Antonio Neto.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.