INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Técnica da Cepro participa de capacitação em Brasília
22/02/2019 - 09:39  
  
Twitter 
Google+ 
Encontro reúne representantes de vários estados brasileiros

A Coordenadora de Monitoramento de Políticas Públicas da Fundação CEPRO, Juciara Linhares, participou do II Workshop: Cenários e Análises Subnacionais para o alcance dos ODS, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, em parceria com o Pardee Center for International Futures, centro de pesquisa da Universidade de Denver, nos Estados Unidos. O encontro contou com a presença de parceiros do governo federal e de institutos estaduais de pesquisa e foi realizado de 12 a 22 de fevereiro, na Casa das Nações Unidas, sede da ONU em Brasília.

O evento tinha como objetivo analisar se até 2030, o Brasil seria capaz de alinhar a sociedade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o que seria preciso mudar para essa construção. A proposta foi analisar possíveis cenários a fim de orientar a elaboração e avaliação de políticas públicas que possibilitem o alcance dos ODS em longo prazo a partir de determinados indicadores, considerando as tendências e seus impactos, identificando os desafios de cada eixo, com definições e orientações estratégicas.

Segundo Juciara, a participação no treinamento para o uso da ferramenta International Futures (IFs), possibilitou mapear cenários que irão compor o relatório de análise das subnacionais. “Estão sendo coletados dados para compor cenários. As principais dimensões de coleta são: agricultura, meio ambiente, saúde, infraestrutura, sócio-política, demografia, educação e economia. É uma versão preliminar da ferramenta que engloba esses temas e nossa participação nas oficinas nos permite monitorar mais diretamente as políticas públicas, contribuir para a elaboração do novo plano plurianual, que está ainda em fase de construção e também nos possibilita projetar política pública de maior alcance, a partir dos cenários oferecidos pela ferramenta a médio e longo prazos”, explicou.

A ferramenta será gratuita, pública e acessível para qualquer pessoa que queira fazer o download, explorá-la e usá-la. “Ela está sendo aprimorada e melhorada, a partir de sugestões dos participantes do evento, o que a tornará mais acessível à população, fazendo desse um processo mais democrático”, concluiu a coordenadora.

Projeto

A parceria entre o PNUD e o Pardee Center teve início em 2016, ano seguinte à aprovação da Agenda 2030 e dos ODS. O PNUD iniciou um esforço para unir parceiros e trazer ao país a possibilidade de identificar cenários com a finalidade de pensar políticas públicas. A expectativa é seguir usando os ODS como norte do trabalho, na produção de relatórios estaduais e no olhar do Brasil para a perspectiva de longo prazo, oferecendo melhor conhecimento da ferramenta.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.