INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
PNUD com apoio da CEPRO desenvolve projeto no Piauí
30/01/2019 - 19:50  
  
Twitter 
Google+ 
Encontro com representantes do PNUD

Técnicos da CEPRO participam de encontro com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para implementação do projeto “Mulheres Resilientes = Cidades Resilientes”, na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), na grande Teresina. O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, nessa quarta-feira (30/01), mas os técnicos do PNUD deverão continuar interagindo com os órgãos públicos do Estado até a próxima semana, através de visitas presenciais.

No Brasil, as mulheres jovens são a maioria das vítimas de feminicídio e de mortalidade materna e também são elas as que mais sofrem com a falta de emprego, daí a iniciativa do PNUD de desenvolver um projeto para melhorar a autonomia financeira de mulheres piauienses com idades entre 18 e 29 anos. As ações serão realizadas em cinco municípios da região metropolitana de Teresina: Teresina, Demerval Lobão, Nazária, José de Freitas e em Timon, no Maranhão.

O PNUD inovará utilizando uma nova metodologia intitulada de “Combo”, que é baseada na abordagem multidimensional aos problemas, em vez de intervenções fragmentadas e setoriais. Segundo o gerente de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Territoriais da CEPRO, Fernando Galvão, é uma iniciativa inédita para desenvolver políticas públicas na perspectiva de gênero, dentro do Projeto “Mulheres Resilientes = Cidades Resilientes” utilizando uma metodologia que aborda problemas sociais com o viés de gênero, através de um olhar mais complexo, e identifica a necessidade de empoderamento de mulheres jovens na região da RIDE no entorno da grande Teresina. “Será um projeto com intervenções que devam ser incorporadas pelos órgãos públicos para fazer um desenho de políticas públicas voltadas para as mulheres. As dimensões serão: educação para o trabalho, inclusão produtiva, enfrentamento à violência contra as mulheres, promoção de saúde das mulheres, melhoria da transversalidade de gênero nos equipamentos públicos, e políticas de cuidados para a redução de sobrecarga de responsabilidade concentrada nas mulheres”, ressaltou.

A CEPRO, enquanto órgão dentro dessa rede de planejamento, subsidiará a elaboração desse projeto com dados estatísticos que venham a ser usados na elaboração e fundamentação desse projeto. “A CEPRO tem esse papel de apoio, já que é um órgão de estudos e pesquisas que estará colocando a disposição do escritório do PNUD aqui do Piauí, dados relacionados aos municípios que fazem parte da RIDE da grande Teresina, para que eles elaborem o projeto que foca, sobretudo, nas políticas públicas voltadas para as mulheres, finalizou Fernando”.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.