INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
DATACEPRO vai ser disponibilizado ao público ainda este ano
26/11/2018 - 13:09  
  
Twitter 
Google+ 
Diretores, técnicos da Cepro e consultor do Ipea reunidos

O banco de dados da Fundação Cepro, DATACEPRO, deverá estar on line até o final de 2018. O sistema reunirá informações do Piauí numa única plataforma digital, com o objetivo de divulgar dados sobre o Estado, relacionados aos aspectos socioeconômicos, demográficos, culturais, dentre outros.  Possibilitará a elaboração de quadros e tabelas, montagem de indicadores, armazenamento ordenado por setores da economia e áreas de interesse da Fundação Cepro e dos usuários em geral.

O sistema foi elaborado pela Fundação Cepro, em parceria com a Agência de Tecnologia e Informação do Estado do Piauí (ATI) e consultoria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que cedeu um sistema já desenvolvido que foi modificado e adequado para se transformar no DATACEPRO. “A nossa equipe compartilhou o código fonte do “Altas da Violência” com a Fundação Cepro e ajudou a personalizar e desenvolver o banco de dados, além de repassar informações tecnológicas de como colocar o sistema no ar”, ressaltou Erivelton Pires Guedes, técnico de Pesquisa e Planejamento do Ipea.

Encontros presenciais e virtuais dos técnicos envolvidos no desenvolvimento do sistema ao longo dos últimos dois anos resultaram no aprimoramento e direcionamento do sistema às necessidades do Piauí. “O sistema possibilitará uma análise, um diagnóstico de diversos aspectos do Estado através de números e dados coletados em vários outros bancos de dados e direcionados em um único local para melhor acesso de pesquisadores e gestores, que estudam o desenvolvimento do Piauí”, explicou Elias Barbosa, diretor de Estatística e Informação da Fundação Cepro.

Na próxima quarta-feira, 28, técnicos e gestores das secretarias de Estado se reunirão no auditório da secretaria de Planejamento – Seplan, às 10h, onde será socializado o acesso ao DATACEPRO visando a adequação final do sistema aos usuários.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.