Técnicos da CEPRO participam de encontro da Anipes
09/11/2018 - 10:38

Cepro prestigiou o evento

Equipe da Fundação Cepro participou do XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES) realizado em São Luís, no Maranhão. O evento reuniu pesquisadores de todo o país no Auditório do Palácio dos Leões, de 07 a 09 de novembro. A presidente da Cepro, Liége Moura, prestigiou o encontro.

Segundo Manuel Moedas, diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Cepro, a troca de experiências entre os profissionais participantes foi muito rica. “Este encontro trouxe um arcabouço de conhecimento muito vasto entre as várias instituições participantes do evento, o que foi muito importante para toda a equipe da Cepro, com a disseminação de informações na área do planejamento, da demografia, da cartografia, das contas regionais e das políticas de desenvolvimento”, ressaltou.

O encontro iniciou com oficinas nas áreas de cartografia e contas regionais e contou com uma ampla programação, com atividades expositivas de troca de experiências, através de mesas redondas, apresentação de trabalhos e oficinas, a partir do tema “Novos Horizontes para as Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística do Brasil”.

ANIPES

A Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES) foi fundada em 1999, por iniciativa de órgãos estaduais, para discussão de temas no campo das atividades de produção e análise de informações, tendo como objetivo subsidiar o planejamento governamental e permitir o acompanhamento da conjuntura social e econômica no Brasil.

Atualmente, são 29 instituições filiadas, de todo o Brasil, reunindo instituições com diferentes naturezas organizacionais – fundações, autarquias e da administração direta e indireta – e âmbitos de governo – federal, estadual e municipal.

Por meio de encontros anuais, eventos regionais, cursos de capacitação de curta duração, Boletim de Estatísticas Públicas, projetos em rede entre outras iniciativas, as instituições filiadas têm a oportunidade de trocar experiências de pesquisas, compartilhar metodologias, capacitar suas equipes técnicas e desenvolver atividades em parceria técnica entre si e com o IBGE, Ipea, Ministérios, além de outras organizações no país e no exterior, com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento do Sistema Estatístico Nacional.