INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Segundo dia do seminário faz análise do PPA
26/06/2018 - 14:05  
  
Twitter 
Google+ 
Juciara Linhares coordena mesa redonda no 2º dia

Nesta terça-feira (26) foi realizado o segundo dia do Seminário “Desenvolvimento Humano e Política Social no Piauí: Monitoramento e Avaliação”. No começo da manhã foi discutido o modelo e a metodologia utilizada na elaboração do Plano Plurianual do Piauí. Técnicos que participaram da sua elaboração e o consultor Samuel Franco, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), fizeram análises e considerações para a sua reorganização, coma contribuição dos participantes.

No segundo momento foi apresentada a mesa redonda “As experiências no Estado do Piauí a partir das fontes de informação pública dos registros administrativos” quando dois mediadores apresentaram suas experiências na implantação de métodos de análises de dados nas secretarias estaduais de Educação e Segurança. A mesa foi coordenada por Juciara Linhares, coordenadora de Monitoramento de Políticas Públicas na Fundação CEPRO.

João Marcelo Aguiar, delegado de polícia Civil e coordenador do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da secretaria de Segurança Pública do Piauí, expôs as mudanças na captação e na análise de dados que sua equipe implementou na Sejus e as melhorias na análise e no monitoramento dos registros de ocorrências em todo o Estado. “Hoje cada homicídio é uma ocorrência individual e deve ser investigada desta forma, diferente de outros estados, como São Paulo, por exemplo, que registra uma única ocorrência em uma chacina com inúmeros homicídios. Estamos aprimorando nosso sistema de registro e análise de dados”, explicou.

O segundo mediador, Eduardo Castelo Branco, agente de governança da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação, apresentou as novas experiências implementadas nas escolas de Teresina para uma maior aprendizagem dos alunos e, consequentemente, uma melhor avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Todo o material utilizado durante o seminário vai ser disponibilizado na página da Cepro, em breve,  no menu Publicações/Outras Publicações.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.