Adeus ao professor Santana
15/06/2018 - 18:00

Professor Santana morre aos 92 anos

O professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana faleceu na manhã desta sexta-feira (15) aos 92 anos. Ele foi economista, pesquisador e grande intelectual. Dedicou-se aos estudos sobre a história política, cultural, econômica, social e sindical do Piauí, e incentivou a realização e a publicação de livros. A Fundação Cepro, grande admiradora e parceira na publicação de suas obras, lamenta a perda do ilustre professor e se solidariza com familiares e amigos.

Em fevereiro deste ano, foi assinado o convênio entre a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí - Cepro, a Universidade Federal do Piauí e a Academia Piauiense de Letras – APL para a execução do projeto Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana.

Com o primeiro livro já publicado, a biblioteca permite acesso a obras sobre a realidade socioeconômica, política e cultural do estado, além de resgatar publicações esgotadas e viabilizar a edição de obras nunca publicadas. Será composta por quatro séries: Ensaios Pioneiros, Estudos Contemporâneos, Teses e Dissertações, bem como a Obra Completa do Professor Santana.

O Professor Santana foi o fundador da Secretaria de Estado do Planejamento (antes CODESE) e primeiro secretário de Estado do Planejamento do Piauí, estando à frente desta pasta por duas gestões: nos períodos de 10/11/1959 a 26/10/1960 e de 04/02/1964 a 16/09/1968.

Político, professor e escritor, nascido em Campo Maior, Estado do Piauí (1926). Bacharel em Direito pela Faculdade do Ceará (1949). Diplomado, também, pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros, em Economia Política e Sociologia. Ex-professor catedrático de Economia da Universidade Federal do Piauí. Lecionou, também, na Universidade Federal de Brasília e na Escola Superior de Guerra.

Foi Prefeito Municipal de sua terra natal no período de 1951-1955. Na sua área de especialização profissional e cultural exerceu os mais importantes cargos e funções em nosso Estado, entre os quais destacamos: vice-diretor do escritório regional da SUDENE e secretário de Planejamento do Estado. Fundou o Movimento de Renovação Cultural do Piauí (1960) e o Centro de Estudos Piauienses (1957). Ocupava a Cadeira nº 32 da APL.

Bibliografia: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral, tese, 1959; Aspectos de Uma Ideologia para o Desenvolvimento; Introdução à Problemática da Economia Piauiense, 1957; A História da Obra de José de Alencar; A Evolução Histórica da Economia do Piauí, 1964; Vale do Longá e Perspectiva Histórica do Piauí, 1965, e Piauí: Formação – Desenvolvimento – Perspectivas, 1995.