INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro realiza estudo sobre movimentos sociais no Piauí
14/06/2018 - 11:45  
  
Twitter 
Google+ 
Primeiro encontro realizado em 11 de junho

Para construir um diagnóstico situacional da relação sociedade civil, Estado e governo a partir da participação dos movimentos sociais nos conselhos estaduais de políticas públicas e territoriais do Estado no Piauí, a Fundação Cepro realiza pesquisa através de questionário com conselheiros, analisando o período compreendido entre os anos de 2014 e 2017.

 

A pesquisa foi proposta pela Superintendência de Relações Sociais (SUPRES/SEGOV) e será coordenada pelo Prof.º Dr. Francisco Mesquita de Oliveira (Mestrado de Sociologia - UFPI) e Juciara de Lima Linhares Cunha, coordenadora de Monitoramento de Políticas Públicas da Fundação Cepro, juntamente com sua equipe.

 

Juciara, explica que a pesquisa será realizada em três momentos: no primeiro momento, em andamento, será produzido um diagnóstico e perfil dos conselhos e conselheiros; no segundo momento, a construção de um diagnóstico da participação dos movimentos sociais representados nos conselhos estaduais de políticas públicas; e no terceiro momento, a analise da composição e do funcionamento dos Conselhos Territoriais do Estado. "Com esse estudo poderemos verificar quantos, quais e como se dá a atuação das lideranças dos movimentos sociais nesses espaços de participação", relatou.

 

Além disso, será possível apontar outras linhas complementares às análises necessárias ao aprofundamento das discussões sobre a relação: movimentos sociais, estado e governo, no Piauí, na contemporaneidade. A pesquisa utilizará relatórios, atas, pautas de reuniões, carta convite, frequências e demais documentos que indiquem a realidade e atuação dos conselhos e conselheiros de políticas públicas.

 

A coordenadora explica também, que a primeira fase da pesquisa já está em andamento. "Esse estudo será muito importante para que possamos observar e aprender as novas configurações dos movimentos sociais e dos conselhos, enquanto espaços democráticos de direito na atual conjuntura, onde a democracia se encontra cada vez mais distante e diariamente ameaçada”, afirmou.

 

 A partir dos resultados alcançados, serão elaborados três relatórios parciais referentes a cada um dos momentos da pesquisa e um relatório final, que agregará todas as informações colhidas. Por fim, será organizado um seminário para divulgar os dados e indicar sugestões aos gestores e à sociedade civil, para que sejam traçadas alternativas, melhorando, com isso, a atuação dos referidos conselhos e o fortalecimento dos movimentos sociais.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.