Sexta Programada traz palestra sobre IVS
05/06/2018 - 10:54

A palestrante Sofia Laurentino

Nesta sexta-feira (08), às 11h, no auditório da Seplan, a Fundação CEPRO apresenta a palestra  “Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) no Piauí por Territórios de Desenvolvimento” com Sofia Laurentino, que é assistente social, mestre e doutoranda em Políticas Públicas. O evento é aberto ao público.

O estudo sobre o IVS dos Municípios por Território de Desenvolvimento, realizado pela Fundação CEPRO, é uma maneira de chamar a atenção para situações mais críticas que merecem um cuidado especial dos gestores públicos. O Piauí assume a 16ª posição do ranking geral do IVS entre os 27 Estados do país, e teve uma redução da vulnerabilidade no período de 2000 a 2015.

“A ideia desse estudo é que, a partir dos dados apresentados em três grandes dimensões: capital humano, trabalho e renda e infraestrutura, possamos compreender quais os municípios que se encontram em maior situação de vulnerabilidade e a partir disso, o Estado possa subsidiar o planejamento, para um investimento maior nas áreas identificadas”, explicou a palestrante.

O trabalho reúne uma série de indicadores sociais que destacam diferentes situações que permeiam a exclusão e a vulnerabilidade social nos diferentes territórios do país, numa perspectiva que vai além da identificação da pobreza entendida apenas como insuficiência de recursos monetários.

Complementar ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o IVS traz outros olhares e indicadores para compreender a realidade brasileira. As informações trazidas neste trabalho se baseiam nas informações do Atlas da Vulnerabilidade Social, do Ipea, publicado no ano de 2015, a partir dos dados censitários do IBGE de 2000 e 2010.