INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
CEPRO realiza estudo sobre IDH
26/04/2018 - 07:52  
  
Twitter 
Google+ 
Encontros mensais reúnem toda a equipe

Técnicos da Fundação CEPRO e consultor do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) realizam estudo sobre a situação atual e a evolução recente do desenvolvimento humano do estado do Piauí, com o objetivo de apresentar, de forma sistemática, indicadores estratégicos e os principais tópicos em temas de Desenvolvimento Humano e Política Social no Estado: IDH, renda, inclusão produtiva, educação e saúde.

Segundo a presidente da CEPRO, Liége Moura, o estudo visa a transferência de tecnologia, de know-how de conhecimento metodológico sobre indicadores de Desenvolvimento Humano, “Nós formalizamos esta cooperação com o IETS e, desde janeiro de 2018, temos trabalhos sistemáticos entre as nossas equipes. Já fechamos os cronogramas, os conteúdos, com a descrição das Politicas que o Piauí trabalha no Desenvolvimento Humano, além da lista de indicadores. Estes são os primeiros produtos que já nos disponibilizaram, mas continuamos com oficinas metodológicas virtuais uma vez por semana e os encontros presenciais mensais, até o final de junho”, explicou.

As reuniões temáticas são realizadas em conjunto com a equipe técnica e gestora designada pelo governo para discussão com base em diagnóstico e análise das políticas estaduais atualmente em vigor no estado. Essas reuniões preveem dois momentos para cada um dos temas: um primeiro momento para apresentação do diagnóstico e um segundo momento para discussão com a equipe técnica acerca das políticas existentes e propostas de reformulação. “Durante o período que nós já trabalhamos houve um grande fortalecimento das equipes, tanto a nossa, como as das secretarias diretamente envolvidas com os indicadores”, declarou Liége Moura.

O estudo também servirá de base na composição e alimentação do banco de dados da Fundação, o DataCepro. “Este trabalho sobre as políticas públicas e os indicadores de monitoramento e avaliação de políticas está dando apoio na definição dos indicadores que estarão disponíveis no DataCepro por área e por  tema”, revelou a presidente.

O produto final é um estudo sobre o Desenvolvimento Humano e Social e, também, o fortalecimento do DataCepro e das equipes que sairão com muita experiência e prática em metodologia de análise de indicadores.

O consultor do IEST, Samuel Franco, é mestre em estudos populacionais e pesquisas sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), e graduado em Ciências Estatísticas pela mesma instituição. É especialista na produção de informações estratégicas para a área social e referência na área de ciência de dados.

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.