INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
CEPRO lança Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Santana
26/02/2018 - 12:01  
  
Twitter 
Google+ 
Família do professor Santana durante o evento
A governadora em exercício Margarete Coelho assinou, nesta segunda-feira (26), convênio, no Palácio de Karnak, para a execução do projeto Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana. O objetivo é contribuir para a divulgação e acesso a obras sobre a realidade socioeconômica, política e cultural do Piauí, resgatando publicações esgotadas ou viabilizando a edição de obras nunca publicadas. 

O projeto será executado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Academia Piauiense de Letras (APL). "É uma coleção que vai publicar teses, obras que estão fora de circulação e novas obras. Um projeto importantíssmo que leva o nome de um grande intelectual, economista e pesquisador moderno, que nos deixou um grande legado", disse Margarete.

Segundo o presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, o projeto foi uma ideia do governador Wellington Dias. "O governo já mantém um convênio entre a Secretaria da Cultura e Academia de Letras para a edição de livros, sobretudo das áreas de literatura e história. O governador, então, deu a ideia de fazermos um convênio semelhante com a Cepro para publicar estudos de cunho mais econômico e sociológico da realidade piauiense, que será de grande valia para os estudiosos", pontuou Medeiros.

A solenidade contou com a presença dos filhos do homenageado, que não pôde comparecer por questões de saúde. "Para todos os filhos e parentes, é uma satisfação enorme, pois, além do reconhecimento ao trabalho dele, representa uma homenagem do Estado ao nosso querido pai, que dedicou anos de sua vida aos estudos sobre a história política, cultural, econômica, social e sindical do Piauí", disse José Santana, primeiro filho de Raimundo Santana.

Compareceram ainda ao lançamento do projeto, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia; reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cradoso; presidente da Acadameia Piauiense de Letras (APL), Nelson Nery; secretário de Governo, Merlong Solano; e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes.

Lançamento da obra: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral

Na ocasião, também foi lançado o primeiro volume da biblioteca, a obra: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral, de autoria do prof. Santana, tese apresentada no concurso de professor catedrático da Faculdade de Direito do Piauí, em 1957.

Acesso aos livros

Os livros terão versão impressa e digital, que estarão disponível nos sites da Cepro, da APL e da UFPI. A versão impressa será distribuída para as bibliotecas das várias instituições de ensino superior e de ensino médio do Piauí e também para as bibliotecas públicas municipais. As pessoas interessadas no livro impresso deverão procurar uma das três instituições para aquisição.
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.