PIB dos Municípios 2015 será divulgado nesta quinta-feira
13/12/2017 - 09:30

Colheita de soja em Uruçuí (Foto: Francisco Gilásio)

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – Fundação Cepro, apresenta os resultados do Produto Interno Bruto dos Municípios do Piauí para o ano de  2015, nesta quinta-feira (14), às 9h, no auditório da APPM (Associação Piauiense de Municípios).

Em parceria com o IBGE, a Fundação CEPRO calcula o Produto Interno Bruto estadual do Piauí e o PIB dos 224 municípios do estado. Segundo Manfredi Cerqueira Júnior, coordenador das contas regionais e municipais da Fundação CEPRO, os estudos feitos com os índices do PIB ajudam o estado no desenvolvimento de políticas públicas. “O PIB Municipal possibilita a construção permanente de indicadores econômicos que dão subsídios para o planejamento e a definição política de desenvolvimento”, ressaltou.

O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos em cada município, durante o ano de 2015 e tem como principal objetivo mensurar a atividade econômica. Excluem-se, na contagem do PIB, todos os bens de consumo intermediários. Outro aspecto do estudo avalia a renda per capita municipal, que é o PIB dividido pela população.