INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
CEPRO discute reforma política na Sexta Programada
25/08/2017 - 09:28  
  
Twitter 
Google+ 
Carlos Lima, palestrante de hoje

A Fundação CEPRO realiza, nesta sexta-feira (25), às 11h da manhã, no auditório da secretaria estadual de Planejamento (Seplan), mais uma “Sexta Programada”. Os encontros são abertos ao público e os temas podem ser sugeridos pelos participantes. 

Nesta sexta, o tema escolhido foi “PEC – Reforma Política: uma proposta de legislação”, com o palestrante Carlos Ferreira Lima, que é Analista de Pesquisa da CEPRO e administrador de empresas.

Segundo o palestrante, o tema escolhido chama atenção em função de uma atividade que exercemos no dia-a-dia, que é a política. “Somos políticos por natureza e devemos nos questionar e apresentar propostas para a reforma política brasileira, que se contraponham às propostas existentes”, explicou.

Carlos Lima vai apresentar um trabalho essencialmente criativo, uma proposta que abrange muitas informações, como a redução dos 35 partidos registrados no TSE e que passariam a ser apenas nove, além de uma ideia que traria um sistema eleitoral simplificado, já que no Brasil nós não há eleição primária, como acontece nos Estados Unidos.

“Este processo eleitoral simplificado que proponho é baseado em informações que existem na mídia sobre a lista fechada, que é escolhida pela cúpula dirigente partidária com relação aos que já estão lá, sem dar oportunidade aos novatos. Vamos falar também de reeleição, com uma proposição de não mais haver reeleição para o poder executivo e reeleição para o poder legislativo por apenas um mandato, que seria estendido para seis anos”, finaliza o palestrante.

O programa “Sexta Programada“ foi criado para estimular, entre os técnicos da CEPRO e seus parceiros, a realização de estudos e pesquisas e o debate sobre questões importantes para o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

Durante o evento, que acontece quinzenalmente, as palestras são ministradas pelos servidores da CEPRO e convidados, que debatem suas pesquisas e outros temas pertinentes para o crescimento do estado.

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.