INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
IPC - CEPRO registra queda de preços
10/05/2017 - 10:32  
  
Twitter 
Google+ 
CEPRO registra queda de preços
A pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril registrou queda nos preços do comercio e serviços varejista de Teresina. Houve deflação para os produtos do grupo Alimentação, fato que tinha sido observado pela última vez em julho de 2014, com maior queda em produtos básicos e de elaboração primária, como arroz, feijão, carnes e frutas.

Apesar da queda de preços em alguns grupos avaliados, ainda houve um pequeno crescimento na média dos preços relativos ao mês de abril de 2017 que, no conjunto, apresentaram uma evolução de 0,11%, valor que resultou num percentual acumulado de 1,83% nos quatro primeiros meses do ano, e 6,61% nos últimos 12 meses.

Também houve aumento moderado em alguns itens de vestuário, bebidas destiladas e remédios.

Já o custo da Cesta Básica, item com forte correlação com o poder de compra do salário mínimo, importou, em abril de 2017, o valor de R$ 346,40, maior 1,33% que o constatado no mês de março. Crescimento resultante, principalmente, do aumento no tomate e na farinha de mandioca.

Quanto à pressão exercida sobre o orçamento das famílias, verificou-se que apesar do seu crescimento, em valores absolutos, a sua relação com o valor do salário mínimo vigente, demonstra uma ligeira vantagem em favor do trabalhador assalariado, quando o gasto para adquirir os 12 produtos/quantidades, comprometem 36,97% do valor do salário, e no mês de abril de 2016, esta relação era de 37,84%.

Acesse o relatório completo aqui.
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.