INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Piauí é o 3º do Nordeste e o 4º do Brasil na geração de emprego
04/01/2017 - 10:35  
  
Twitter 
Google+ 
Piauí se supera diminuindo o número de demissões
O Piauí é o terceiro estado na geração de emprego no Nordeste e o quarto no Brasil, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sobre novembro de 2016. Os números de desligamentos são bastante inferiores aos demais estados da federação. O estado apresentou, ainda, desde o início do ano de 2016, um equilíbrio nos índices de geração de empregos do Nordeste. Em janeiro, o Caged irá divulgar os números de dezembro e o balanço anual referente ao ano de 2016.

Com base na pesquisa anterior, o Piauí se superou, diminuindo, ainda mais, o número de demissões. A atualização comprova a estabilidade que o estado apresenta, apesar dos problemas causados pela crise econômica nacional. Em relação à pesquisa por nível geográfico no Nordeste, o Piauí se mantém atrás, apenas, de Sergipe e de Alagoas. A nível nacional, soma-se a estes o Rio Grande do Sul. Os setores de empregos formais que mais obtiveram êxito foram o de comércio (0,69) e o serviços (0,33).

Trabalhando em prol da diminuição desses números, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), realiza diversos programas para fomentar a economia e a empregabilidade no estado. A Setre tem atuado na qualificação profissional, ofertando cursos de qualificações e nas áreas do empreendedorismo e da economia solidária, estimulando a esses tipos alternativos de economia a buscarem a formalização das suas atividades.

O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, ressaltou a importância do fortalecimento na economia. “Nós procuramos transformar as dificuldades em oportunidades, por esse motivo os números nos mostram que nossa luta para diminuição do desemprego vem dando certo e que a economia começa a se fortalecer aos poucos, por meio do aumento da geração de emprego e renda”, concluiu o secretário.

Um dos programas que a secretaria realiza é o Setre nos Municípios, que qualifica pessoas fora do convívio social e profissional nas áreas de construção civil, embelezamento e corte e costura, ministrados por meio de quatro caminhões itinerantes que circulam por todo o estado. Por meio desse programa, a secretaria também qualifica detentos nas penitenciárias, buscando dar uma nova chance a esses alunos e recolocá-los no mercado de trabalho.

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) faz parte das diretorias da Setre e trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros. A geração de emprego e renda é o principal objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo que elabora programas para aumentar os índices de qualificação e de empreendedorismo dentro do Piauí.
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.