INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Investimentos do PDES garantem desenvolvimento do estado
04/08/2016 - 07:31  
  
Twitter 
Google+ 
Lançamento do PDES 2050
O governador Wellington Dias lançou, na manhã dessa quarta-feira (3), a versão final do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Piauí (PDES – 2050). O Plano foi apresentado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) no auditório do Tribunal de Contas do Estado e tem como objetivo entregar às gerações futuras um estado que revele as grandes oportunidades e potencialidades existentes no Piauí.

Apresentação do PDES 2050( Foto: Francisco Leal)O estudo compreende um trabalho de diagnóstico e elaboração de projetos voltados para o agronegócio, energias renováveis, infraestrutura, mineração e turismo. “São nove produtos que embasam aquilo que está proposto no plano, que não é apenas um conjunto de ações do governo, mas é, sobretudo, uma carteira de projetos. Dessas cinco áreas priorizadas, foram identificadas 62 oportunidades de crescimento que precisam de R$ 58 bilhões em 15 anos. Isso garantirá o crescimento de 6% por ano ao Piauí”, destacou o presidente da Cepro, Antônio José Medeiros.

Os investimentos aplicados nos projetos que abrangem todos os Territórios de Desenvolvimento do Estado, têm participação das parcerias público-privadas e resultarão em profundas mudanças no cenário econômico e social do Piauí. “Parte do dinheiro já está sendo investido. O que trabalharemos agora é a mobilização para conseguir recursos adicionais para aqueles setores que são atrativos no estado e que possuem vantagens locacionais, que apenas o Nordeste ou Piauí têm”, acrescentou o presidente.

Para Wellington Dias, planejamento é um quesito indispensável e a falta dele é um dos pontos que resultam no atraso de uma região. “Nesse momento estamos passando para uma média de 0,7 no Índice de Desenvolvimento Humano e, através desse Plano, pretendemos chegar a 0.8 até 2025, que equivale a uma média muito alta de desenvolvimento. Significa uma média de escolaridade elevada, uma renda mais alta e uma expectativa de vida acima de 75 anos. Para a concretização dessa meta, estaremos abertos a críticas e opiniões para aperfeiçoar a versão final que está sendo apresentada hoje”, pontuou o governador.

Na ocasião, Dias ainda chamou a atenção para a necessidade de um plano de qualificação tanto para o setor público, quanto para o privado.“Precisamos crescer em todas as áreas. Muito do que acontece no Piauí passa alheio aos investidores daqui, mesmo dentro dos setores mais tradicionais, como o do agronegócio e irrigação. O nosso estado tem que ter condições de se abastecer, portanto eu avalio que teremos que trabalhar mais detalhadamente sobre cada setor apontado aqui como prioridade”, ressaltou o chefe do executivo.

PDES Piauí 2050
Em maio de 2013, o Governo do Estado do Piauí contratou a elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PDES-PI), visando um horizonte temporal de 36 anos, no período de 2014 a 2050. Esse trabalho foi executado pela Diagonal Transformação de Território. O PDES-PI 2050 é um plano de estado, que se põe como diretriz da sociedade piauiense na busca por um futuro que ela própria definiu, a partir de consultas públicas em vários momentos de sua elaboração. No processo participativo, foi constituída uma visão de futuro para o Piauí 2050 e discutidos os potenciais indutores de desenvolvimento para o estado. A sociedade não escolheu só os objetivos, mas também apontou as trajetórias desejadas para construir o Piauí do futuro. Identificadas as potencialidades socioeconômicas e ambientais, os elementos dinamizadores e as restrições existentes, o trabalho se voltou para a construção de programas capazes de promover as transformações do estado.
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.