INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Governador empossa novo Conselho Diretor da Cepro
22/07/2016 - 07:17  
  
Twitter 
Google+ 
Antonio José Medeiros
Em solenidade realizada na manhã dessa quinta-feira (21), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias deu posse ao novo Conselho Diretor da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro). Na ocasião, o chefe do Poder Executivo também assinou o decreto que institui o novo estatuto da Fundação, que ajusta a sua natureza jurídica à legislação em vigor.

O novo Conselho Diretor da Cepro, antes composto por apenas seis entidades, passa a contar com 21 instituições, entre órgãos públicos, universidades e entidades da sociedade civil. “Aqui estamos trabalhando com diversas entidades, para garantir, cada vez mais, a formação, capacitação e aposentadoria da população, além de pesquisar e armazenar organizadamente toda a memória do Piauí nas diferentes áreas e nos ajudar na tomada de decisões”, destacou Dias.

Para o governador, o Conselho vem para contribuir com o desenvolvimento do estado. “Esse Conselho se reunirá duas vezes ao ano para apresentar as diretrizes do plano e o relatório de avaliação em uma segunda assembleia. Temos metas a cumprir e um plano para fazer essas metas acontecerem, seja na área da educação, na qualidade de vida ou na renda, aumentando o produto interno bruto e contemplando as pessoas de baixa renda”, complementou.

Segundo o presidente da Cepro, Antônio José Medeiros, mais importante do que as reuniões é a participação dos diversos órgãos, que criam um compromisso de interlocução e diálogo. As pesquisas que a Cepro faz não decide por si só. Ela precisa atender a demanda da sociedade, aos debates da academia e as demandas da administração pública. O Conselho é a mediação para esse diálogo”, ressaltou.

Quanto ao novo estatuto da Fundação, o presidente afirma que o decreto visa a sua adequação à nova legislação e às novas exigências da realidade social, econômica e administrativa do Piauí. “O antigo estatuto era de 1975. Houve várias mudanças na lei de organização administrativa do estado e não tinha sido feita a atualização, portanto ficou defasado. Com a dinamização de uma série de programas, atividades e pesquisas, foi necessário fazer a reorganização institucional. A mudança do estatuto reflete essa modernização administrativa para tornar a Cepro mais dinâmica e adequada ”, finalizou Medeiros. 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.