Piauí vai aderir à agenda de desenvolvimento sustentável do Pnud
09/06/2016 - 08:23

Antonio José Medeiros, diretor-geral da Cepro
Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) se reuniram com o diretor-geral da Cepro, Antonio José Medeiros, na tarde desta quarta-feira (9), para discutirem a adesão do Piauí à agenda de desenvolvimento sustentável do Pnud. Será constituído um comitê que apresentará um plano de trabalho ao governador.

Em julho deste ano, o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, deverá vir ao Piauí para a assinatura do termo de adesão e apresentação do plano de trabalho com metas para o desenvolvimento sustentável do estado até 2030.

A Agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Ela busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável.

O documento contêm 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um arcabouço para acompanhamento e revisão. Os ODS são integrados e indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização e da mobilização em torno dessa agenda.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1.Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
2.Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição
3.Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos