INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Fundação Cepro e Ipea assinam acordo de cooperação técnica
01/03/2016 - 23:35  
  
Twitter 
Google+ 
Representantes Ipea, Cepro, Imesc e Anipes



Reuniram-se nesta terça-feira (01), em Teresina, alguns dos principais institutos públicos de pesquisa do país, para o seminário “Os Institutos Públicos de Pesquisa , Políticas Públicas e Diálogo com a Sociedade, realizado no auditório da Escola Fazendária do Piauí. A proposta do encontro foi proporcionar um intercâmbio institucional e intelectual entre os órgãos e a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro).

Um ponto importante do encontro foi a assinatura de um “Acordo de Cooperação Técnica Ipea-Cepro”, que segundo Constantino Cronemberg, representante institucional do Ipea, representa o início de um trabalho do instituto no Piauí, que visa definir quais os temas de interesse do estado, e conciliá-los com os planos de trabalho do Ipea.

“O plano de cooperação está previsto para 5 anos e a intenção que nós temos é, ao longo desse tempo, realizar as várias etapas necessárias para, ao final, termos uma visão, um entendimento mais amplo do estado e de suas condições não só socioeconômicas, mas fiscais e financeiras para uma ação pública do Governo do Estado, dos governos municipais e, até mesmo, como indicação para uma ação mais efetiva e eficaz do Governo Federal no estado”, encerra.

Para a organização o evento é de grande importância para o Piauí e para o país, já que o intercâmbio entre as instituições de pesquisa, ajudará na construção de políticas públicas tanto estaduais e nacionais.

De acordo com o presidente da Fundação Cepro, Antônio José Medeiros, é muito importante para o órgão, nesse momento de reestruturação, manter contato com outras entidades semelhantes de outros estados. Para o presidente, o encontro, é um momento decisivo que ajudará em um planejamento estratégico futuro.

“O seminário é aberto a toda a administração pública estadual e federal, às universidades e à sociedade piauiense, para que possamos ouvir quais as suas demandas e expectativas e também ouvirmos entidades que têm experiência em outros estados, no sentido de copiar, mas no sentido de ir trocando experiências. Nosso objetivo é saber qual a demanda dos órgãos públicos para a gente subsidiar com estatísticas e com estudos das políticas públicas, avaliação e monitoramento e de estabelecer intercâmbio, termos de cooperação com as diversas entidades”, afirma Medeiros.

Dentre as entidades participantes estiveram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com representantes locais e nacionais, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (IMESC), Instituto de Pesquisa do Cerá (Ipece) e o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Esteve também no encontro, o presidente da Associação das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), Júlio Flávio Gameiro Miragaya.

 
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.