Fundação CEPRO lança publicação técnica e científica nesta sexta (08)
07/01/2016 - 10:11

Convite do lançamento da 27ª cartaCEPRO

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí-CEPRO fará o lançamento da 27ª edição da Carta CEPRO, periódico técnico e científico da Instituição que existe há mais de 40 anos. Os artigos foram aprovados por um conselho técnico formado por mestres e doutores das áreas de ciências políticas, econômicas, meio ambiente e natureza.

“Foram recebidos dezenas de artigos de caráter científico sobre a realidade nordestina e piauiense, com pesquisas direcionadas a questões de caráter ambiental, socioeconômico e cultural, porém os artigos escolhidos pelo Conselho Editorial estavam diretamente ligados às propostas exigidas pelas normas editoriais e de submissão divulgadas anteriormente na Chamada Pública”, explica a Conselheira Executiva do projeto e gerente de estatística e informação da Fundação Cepro, Msc. Rosa Rocha.

O presidente interino da Fundação Cepro, Adolfo Martins de Moraes, afirma que a principal característica do projeto está na qualidade e relevância dos artigos publicados que se tornam subsídios propiciadores de melhor entendimento sobre os aspectos ambientais, socioeconômicos e culturais do estado do Piauí e do Nordeste. “Estes são, ainda, passíveis de serem utilizados como instrumentos de pesquisa por gestores para projetos de políticas públicas, pesquisadores, professores,  estudantes  e  a sociedade em geral interessada nos temas publicados”, descreve.

O que é a Carta CEPRO - o periódico intitulado Carta CEPRO — publicada desde 1974 — é voltado à produção de artigos técnico-científicos focados em estudos sobre o Piauí. A relevância dessa publicação está na produção inédita de artigos de forte link com os aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais, preenchendo uma lacuna no acervo bibliográfico do Estado do Piauí. Para a sua 27ª edição foram produzidos cinco artigos de interesse da sociedade em geral, notadamente do meio acadêmico e educacional. Essa produção configura, portanto, uma ação de valorização da cultura, de resgate e afirmação da identidade piauiense e de alcance social e econômico.

Para essa edição estão publicados os seguintes artigos: A Identidade Artístico-Cultural Da Comunidade Urbana De Paulistana-PI: uma reflexão educativa e cidadã; Plano De Desenvolvimento Econômico Sustentável Do Piauí: uma agenda-desafio; Etiquetagem De Edificações Comerciais, Públicas E De Serviços: um retrato da (in) eficácia do programa no Piauí; O Conhecimento Sobre Primeiros Socorros De Professores Do Ensino Fundamental; Por uma política de mobilidade urbana abrangente em Teresina.