INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Pesquisa revela necessidade de mão-de-obra
15/02/2008 - 00:11:46  
  
Twitter 
Google+ 
Fórum do Desenvolvimento

O Fórum de Desenvolvimento, realizado, essa semana, pelo governo do Estado no município de Bom Jesus, foi aberto pelo presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro), Oscar de Barros. Acompanhado pelo economista do órgão Sebastião Carlos, ele divulgou a pesquisa de Identificação das Potencialidades Econômicas e Áreas Carentes de Qualificação de Mão-de-obra no Território da Chapada das Mangabeiras, realizada mediante solicitação da então Secretaria Estadual do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (Setdetur).

Para Oscar de Barros, o trabalho mostrou duas grandes necessidades. A primeira, de qualificar as pessoas para empregos que requerem educação mais especializada. Isso porque as empresas de grande porte instaladas na região importam sua mão-de-obra de outros Estados. A segunda é a qualificação para o exercício de atividades típicas da vida urbana como as de eletricista e bombeiro hidráulico.

Quanto às potencialidades econômicas, o estudo mostrou a pecuária e a agricultura como as mais expressivas. Também são importantes o mercado imobiliário, a área da educação e o setor de turismo. Para este último foi apontada a necessidade de qualificar pessoal para trabalhar na rede hoteleira como guia turístico e garçom.

No campo do comércio foi solicitada qualificação para gerenciamento de vendas e atendimento. Já nas áreas da pecuária e agricultura existe a necessidade de qualificação de mão-de-obra para operação de máquinas agrícolas, manejo alimentar e usina de leite.

No entanto, as maiores solicitações de capacitação estão voltadas para o desempenho de atividades que mostram a urbanização das cidades de Bom Jesus e Corrente, como reparadores de eletrodomésticos, secretariado, mecânico, soldador, costureira, técnico em informática, doméstica, artesão, padeiro, pedreiro, carpinteiro, pintor, cabeleireiro, entre outros.

Segundo Oscar de Barros, “o passo que o governo deve dar agora é o de reunir os órgãos ligados à área da educação como universidades, escolas técnicas, Escola de Governo e Secretaria da Educação para que seja apresentado um projeto de qualificação profissional a partir da pesquisa feita pela Fundação Cepro.”

Território

O Território piauiense da Chapada das Mangabeiras é formado por 24 municípios. De acordo com o IBGE, tem uma população estimada em 185,8 mil habitantes. Da população em idade ativa, 66 mil são considerados efetivamente ocupados, sendo o salário mínimo a renda média salarial. Para representar o território nesta pesquisa foram escolhidas as cidades de Bom Jesus e Corrente.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.