INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
PNS 2013: três em cada quatro brasileiros buscam atendimento médico na rede pública de saúde
08/06/2015 - 09:53  
  
Twitter 
Google+ 
Pesquisa Nacional de Saúde

Dos 156,1 milhões de brasileiros que costumam procurar o mesmo lugar, o mesmo médico ou o mesmo serviço de saúde, a grande maioria (71,1%) busca atendimento na rede pública, sendo que 47,9% buscam atendimento na Unidade Básica de Saúde, seguido por Unidades de Pronto Atendimento Público ou Emergência de Hospital Público (11,3%), em Hospital Público ou Ambulatório (10,1%) e Centro de Especialidades, Policlínica Pública ou PAM (1,8%). Situação oposta ao atendimento dentário, que foi procurado, segundo 74,3% das pessoas, em consultório ou clínica particular. É o que mostram os resultados do volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Acesso e Utilização dos Serviços de Saúde, Acidentes e Violências.

Das 30,7 milhões de pessoas (15,3% da população) que informaram ter procurado algum atendimento de saúde nas duas últimas semanas anteriores à data de referência da pesquisa, 97,0% afirmaram ter conseguido atendimento, tendo 95,3% sido atendidos na primeira vez. Entre os que não conseguiram atendimento de saúde na primeira vez em que procuraram, 38,8% alegaram não ter médico atendendo e 32,7% não conseguiram vaga ou pegar senha. Sobre o acesso a medicamentos, a PNS revelou que cerca de 1/3 das pessoas (33,2%) obtiveram pelo menos um medicamento no serviço público de saúde, e 21,9% foram atendidos pela farmácia popular.

A PNS estimou que mais da metade dos brasileiros (56,2%) moravam em domicílios cadastrados no Programa Saúde da Família (53,4%), do Ministério da Saúde, sendo que 47,3% dos domicílios cadastrados recebiam atendimento mensalmente, mas 17,7% nunca haviam recebido visita de profissional de saúde ligado ao Programa.
Sobre cobertura de plano de saúde, a PNS revelou que era maior entre brancos (37,9%) e menor entre pardos (18,7%) e pretos (21,6%).

A pesquisa mostra, ainda, que gripe ou resfriado (17,8%) foi a principal razão alegada pelas pessoas que deixaram de realizar atividades habituais, nas duas semanas antes da entrevista, seguida por dores nas costas (10,5%). Por outro lado, em 2013, 12,9% da população (25,8 milhões de pessoas) disseram já ter tido dengue alguma vez na vida. Nesse sentido, a PNS mostrou também que 69,4% dos domicílios (45,2 milhões) haviam recebido, nos 12 meses anteriores à data de entrevista, pelo menos uma visita de algum agente de Combate de Endemias.

Pela primeira vez no IBGE, uma pesquisa traz dados sobre animais domésticos: a PNS estimou que 44,3% dos domicílios do país possuíam pelo menos um cachorro e 17,7% possuíam pelo menos um gato. Em 75,4% dos domicílios que possuíam esses animais, todos os cachorros e gatos haviam sido vacinados contra a raiva nos últimos 12 meses.

Essas e outras informações integram o segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde – Acesso e Utilização dos Serviços de Saúde, Acidentes e Violência (PNS 2013), realizada em convênio com o Ministério da Saúde, e que está disponível no link http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pns/2013_vol2/default.shtm


Fonte: IBGE
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.