Pesquisador da Cepro ganha prêmio de iniciação científica
29/10/2007 - 00:13:52

O mestre em economia e pesquisador da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), Sebastião Carlos, teve seu artigo científico premiado em 1º lugar no IV Seminário de Ensino Contábil do Piauí, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade. Ele que é aluno do curso de Contabilidade da Universidade Federal do Piauí (UFPI) concorreu à premiação na Categoria Júnior.

Seu artigo com o tema “Análise de Desempenho Fiscal e de Gestão dos Municípios Piauienses de 2006” tem como base o Índice de Desempenho da Gestão Municipal (IDGM), desenvolvido pela Cepro, cujo projeto piloto está sendo executado no município de São João do Arraial.

Para o presidente da Cepro, Oscar de Barros, “A premiação evidencia a importância dessa nova ótica de análise que consiste num mecanismo de avaliação da administração municipal.” Ele informou que o IDGM, cujo foco tem como base os objetivos do milênio, é composto por dezoito indicadores e por seis fatores de desempenho (Fiscal, Saúde, Educação, Emprego, Meio Ambiente e Gestão Participativa).

Segundo Oscar de Barros, com o IDGM, que é um índice de terceira geração, serão acrescentados mais elementos ao modo de ver o Piauí, suprindo as limitações do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e do Produto Interno Bruto (PIB) e PIB per capita, que são de segunda e primeira geração, respectivamente.