O Piauí registrou queda nos cheques sem fundos durante o ano de 2014
18/03/2015 - 07:49

Cai o uso de cheques no Piauí
O Piauí registrou queda de 11% nos cheques sem fundos durante o ano de 2014, segundo dados da Fundação Cepro, com base nas informações repassadas pelo Banco Central. No ano passado, o total de 166,7 mil cheques sem saldo em conta foram repassados, contra 187,2 mil repassados em 2013.O mês que mais registrou cheques sem fundo foi outubro, com 15,2 mil unidades. Mas o número ainda foi 21% menor que o mesmo período do ano anterior, que registrou 19,3 mil.

Os dados mostram ainda que houve redução de 10,6% na movimentação de cheques compensados entre 2013 e 2014. "Isso reforça a tendência crescente de substituição dos cheques por pagamentos eletrônicos, principalmente nas transações de pequenos valores, com cartões de crédito", explica o economista da Fundação Cepro, Manuel Moedas.

Os dados são da Conjuntura Econômica, boletim analítico divulgado pela Fundação e em versões trimestral, semestral e anual; acompanha e avalia, de forma efetiva, o desempenho dos principais indicadores da economia piauiense. Os segmentos estudados neste boletim são: Agricultura; Comércio; Índice de Preço ao Consumidor (IPC); Serviços (energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário); Matrícula Veicular; Comércio Exterior; Transporte Aéreo; Finanças Públicas (ICMS, FPE); IPVA; Previdência Social; Indústria e dados sobre o Emprego Formal no Estado.