INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro-PI e Fida discutem sobre projeto de pesquisa no semiárido piauiense
12/03/2015 - 12:00  
  
Twitter 
Google+ 
Reunião entre o Fida e a Cepro

O presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – Cepro, Cesar Fortes, apresentou os números referentes ao semiárido piauiense, a extrema pobreza e a renda per capita piauiense aos coordenadores e diretores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A apresentação ocorreu em dois momentos, nas manhãs desta quarta (11) e quinta (12), em evento ocorrido no Luxor Hotel e na sede da Cepro, no centro de Teresina.

 

O objetivo do encontro é buscar uma parceira entre a Fundação de pesquisa piauiense e o Fida para a realização de pesquisa no semiárido piauiense focada na atuação do Projeto Viva o Semiárido, apresentado ainda em 2008, mas que estava parado. O Governo do Estado retomará o Programa priorizando os eixos do Desenvolvimento Produtivo, Desenvolvimento Social e Humano, Educação Contextualizada e Fortalecimento Interinstitucional de Projetos.

 

Essa semana a equipe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que é a co-financiadora do projeto Viva o Semiárido, assinou Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado que oficializa a retomada do projeto no Piauí, onde serão beneficiados, inicialmente, 89 municípios de quatro territórios com o investimento do Fundo Internacional.

 

“Queremos uma avaliação técnica do impacto do Projeto Viva o Semiárido no Piauí, suas nuances, seus reflexos, a visibilidade perante as famílias de cada região no início e no final da realização do projeto; e a Cepro é um órgão que pode nos ajudar nessa questão, onde podemos fazer uma parceria para chegar nesses resultados de forma mais objetiva”, destaca Leonir Melo, técnico da Unidade de Gestão de Projetos do Fida. Junto com ele estiveram na reunião o gerente do Programa para o Brasil, com sede em Roma, Paolo Silveri; os oficiais dos programas no Brasil, Hardi Vieira e Leonardo Bichara; o consultor do Fida, Danilo Pisari; o diretor executivo da UGP do Projeto Viva o Semiárido, Carlos Alberto Silva; o consultor da SDR Aleijo Lerzundi e o assessor jurídico da UGP, Eugenio Nunes.

 

O Presidente da Fundação Cepro, Cesar Fortes, falou com detalhes sobre os trabalhos realizados na Instituição e da possibilidade da parceria entre os dois Entes. “A Cepro tem quase 60 anos de experiência em trabalhos de pesquisa das mais diversas áreas, dentre elas, algumas na região desejada pelo Fida. Vamos sondar os trâmites burocráticos e legais para a realização dessa cooperação, que vem também junto à SDR, e, em seguida, organizar um projeto que nos levará aos primeiro passos diretos da pesquisa”, explica.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.