INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Cepro e Semdec apresentam perfil do turista teresinense
30/09/2013 - 00:08:24  
  
Twitter 
Google+ 
Lançamento da Demanda Turística de Teresina
O turista de Teresina é, em sua maioria, brasileiro, nordestino, homem, tem entre 36 e 50 anos, possui nível superior, é casado e se hospeda em casa de amigos e parentes. Essas e muitas outras informações foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (27) em evento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo-Semdec, para comemorar o Dia Mundial do Turismo. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o presidente da Fundação Cepro, Magno Pires, secretários do município, vereadores e convidados.

No evento, onde foi apresentado também nova campanha da Semdec para o desenvolvimento do turismo de Teresina, foram lançados três programas para este fim. Quais são: Teresina + Surpresas (voltado para campanhas promocionais), Teresina + Negócios (projeto inovador que conta com parceria entre setor público e privado) e Teresina + Pesquisas, sendo esta última em parceria com a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí-Cepro.

Serão realizadas, durante o programa Teresina + Pesquisas, quatro pesquisas sobre a Demanda Turística na capital, duas no período de alta estação (nos meses de julho e dezembro) e duas no período de baixa estação (nos meses de março e novembro). “Nós trabalhamos em parceria com a Cepro para construir o perfil do atual turista de nossa capital; é necessário entender quem é essa pessoa que nos rodeia, quais seus interesses e suas motivações em nossa cidade; começamos aqui a conhece-lo, mas essa pesquisa continuará ainda em mais três etapas e aí poderemos focar nossos investimentos nas melhorais necessárias”, explicou o Secretário de Desenvolvimento, Fabio Nery Costa.

Magno Pires, presidente da Fundação responsável pela pesquisa, agradeceu a parceria com a prefeitura de Teresina e explicou que a Demanda Turística da capital, parada desde 2008, vem mostrar que a Cepro está em um novo momento e que todo o trabalho apresentado é feito pelos profissionais da Instituição, especialistas, mestres e doutores capacitados para a qualificação necessária do estudo. “Nossos técnicos fizeram as pesquisas nos mesmos moldes de estudos realizados pela Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, do Ministério do Turismo, e os resultados conseguidos mostram uma Teresina nas mesmas condições das demais capitais do Nordeste em nível de instalações”, pontuou Magno.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, parabenizou a coordenadoria de turismo do município, agradeceu a parceria feita com a Cepro e reiterou a importância de estudos desta magnitude para o planejamento e o desenvolvimento de uma cidade. “Este estudo embasa agora a Semdec em suas políticas de investimento e mostra perspectivas inovadoras e positivas para os próximos anos”, afirmou. E reiterou ainda: “Precisamos, através desses números aqui apresentados, preparar e organizar nossa cidade e transformá-la em um pólo de turismo do nordeste”.

Conheça o Perfil do Turista Teresinense: http://www.cepro.pi.gov.br/materia.php?id=265
Prefeito de Teresina, Firmino Filho, e Magno Pires, presidente da Cepro
Prefeito de Teresina, Firmino Filho, e Magno Pires, presidente da Cepro

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.