INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Inicia curso de jornalismo econômico
25/09/2007 - 00:11:33  
  
Twitter 
Google+ 
Turma de Jornalismo Econômico

Teve início, às 18 horas de segunda-feira, 24, no Real Pálace Hotel em Teresina, o curso de Jornalismo Econômico, realizado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Socais do Piauí (Cepro). Estão participando mais de 30 pessoas entre profissionais e estudantes da área de comunicação.

O presidente da Fundação Cepro, Oscar de Barros, recepcionou os alunos e falou da satisfação do órgão pelo sucesso do evento. “Estamos felizes por ter acertado com essa iniciativa. Há algum tempo, sentíamos a necessidade de promover uma capacitação profissional na área da economia, envolvendo os técnicos da Cepro e de outros setores da sociedade. Começamos com os jornalistas, principalmente, porque entendemos a relação mútua entre a fonte de informação, os veículos de comunicação e a sociedade. Certamente, todos sairão ganhando”, comentou.

De acordo com o ministrante do curso, Bernardo Kucinski, que é professor de Jornalismo Econômico da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, o Jornalismo Econômico é o núcleo organizador do noticiário. “De legitimadora da política, a economia passou a legitimadora do jornalismo, numa inversão ética agravada pela natureza dessa economia, voltada não à satisfação do homem, e sim às necessidades de acumulação do capital. Paradoxalmente, apesar da extensão do espaço dedicado pela mídia à economia, pouca gente consegue entender a natureza do “mal-estar econômico”, incluindo intelectuais, estudantes e professores universitários e até mesmo empresários, sistematicamente surpreendidos por crises e pacotes. Se não entendemos a economia, não entendemos a política”, disse.

O curso que encerra na próxima quinta-feira, 27, tem certificado emitido pela Faete. Também são parceiros da Cepro nessa iniciativa a CCOM e o Instituto Cívitas.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.