Os Cerrados do Piauí são considerados uma das regiões que mais cresce no Brasil, representando, atualmente, uma ótima opção de investimento no setor agrícola para investidores locais e estrangeiros. Existe, nessa região, grande disponibilidade de terras e o clima também propicia culturas como a de soja, milho, cana; o que vêm atraindo investidores de várias partes do mundo.
A Fundação Cepro, com o intuito de entender o reflexo desse avanço agrícola e econômico na população da região, iniciará, esta semana, uma pesquisa envolvendo técnicos, economistas, agrônomos e estudantes das duas áreas envolvidas – estes advindos da UFPI. De acordo com o coordenador da pesquisa, o economista Romildo Torres, serão visitados órgãos ligados à agricultura na capital e, em seguida, serão visitados os municípios de Bom Jesus e Uruçui, onde os pesquisadores farão a pesquisa de campo diretamente com a população.
“Escolhemos esses dois municípios pela representatividade no setor estudado, entendemos que ambos sustentam boa parte do PIB daquela região e pretendemos entender até que ponto a sociedade local se beneficia social e economicamente com esse avanço”, explicou Romildo.
A estudante do terceiro período do curso de Agronomia da UFPI, Maria dos Milagres, afirmou que participar da pesquisa é uma forma de engrandecer profissionalmente o seu currículo e que espera, também, conhecer melhor a região em que ela pretende trabalhar no futuro. Já Maria Teresa Flor, estudante do sexto período de Economia na mesma IES, tem outra pretensão: “Além de me mostrar uma realidade específica daquela região, eu vou poder, através dessa experiência, entender na prática como funciona o campo da pesquisa aqui no Piauí, pois pretendo seguir carreira de pesquisadora”, disse a estudante.
 |
Reunião do projeto dos Cerrados |