INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Artigo: Informações e Estatísticas
21/08/2013 - 00:11:07  
  
Twitter 
Google+ 


Todos os grandes administradores ao longo do tempo, o foram, sobretudo, pelo fato de terem como arrimo um forte sistema de informações e estatísticas que lhes facultaram tomar medidas de caráter administrativo e outros, de forma razoavelmente corretas e em tempo hábil.
    
Naturalmente que a nomenclatura a isso atribuída não era a que hoje usamos e é publicamente conhecida. Como na vida tudo sofre mudanças. Claro que a nomenclatura dada aos serviços de informações e estatísticas foi por diversas vezes modificada, sobretudo em decorrência da dinâmica da linguagem, fato natural e que ocorre através dos tempos, em todas as regiões povoadas do mundo.
    
Estranhamente, embora isso seja lugar comum do mundo atual, sobretudo o Piauí, fugindo a regra geral, tem negligenciado com a manutenção e funcionamento de um setor tão importante, vital mesmo para a tomada de decisões, quer seja na área do governo, como e especialmente, no tangente a respaldar argumentos convincentes na difícil tarefa de atrair investidores de qualquer matiz, seja na área industrial, comercial ou de serviços.
    
Naturalmente, que não se quer jogar a culpa em qualquer que seja o governante que já esteve à frente da nossa debilitada máquina administrativa. Temos sim, tão e somente o desejo de ferir o problema para que setores vários possam voltar a analisar esse velho e surrado tema, para que dessa forma estimulem as autoridades responsáveis do nosso Estado a não só voltarem suas vistas e atenções a esse setor tão importante, como revitalizarem aqueles que especializados no assunto, geralmente encontram-se relegados a segundo plano, comparados quase sempre a funcionários não especializados e padecendo de um aviltante salário que não só os desestimula, mas que isso, os humilha, dando-lhes uma sensação de cidadãos de segunda classe, quando na verdade pelas suas formações profissionais e larga experiência no setor, quando o estado momentaneamente lhe concedeu condições de trabalho e reconhecimento, demonstraram suas competências.
    
Agora demonstrando interesse, compreensão e desejo de realizar, o Governo do Estado, na pessoa do Governador Wilson Martins, volta suas vistas para o setor e dando mais um passo nesse sentido, nomeou o ex-Secretário de Administração do Governo Mão Santa e dirigente de outros tantos empreendimentos de sucesso, Dr. Magno Pires para comandar, reestruturar e dinamizar a outrora conceituada e importante Fundação CEPRO. Repartição onde sem dúvida, estão abrigados profissionais do mais alto quilate do setor no Piauí. Quiçá do Nordeste. Dessa forma, apesar do reduzido tempo que nos separa do término do governo, é de se esperar que o sucessor do Governo Wilson Martins saiba bem avaliar a importância desse passo ora dado e não só mantenha de pé a Fundação CEPRO, mas, e, sobretudo, dote-a de todas as condições necessárias para o seu bom funcionamento, a começar pela destinação de um espaço físico com área ampla e localização de fácil acesso, para que o citado órgão possa funcionar todo ele unificado e o pessoal nele lotado possa dispor de espaço para não só trabalhar, movimentar-se e ter onde estacionar seus veículos, de vez que nas áreas em que ora funcionam, além de fracionadas, umas aqui, outras acolá, como comumente se diz, termina por causar um grande prejuízo a sua capacidade de produzir os serviços a que se destina. O que redunda num grande prejuízo em tempo e dinheiro aos cofres do Estado, haja vista, em especial, que esse fracionamento das áreas do trabalho, além dos males retro apontados, ainda causa uma despesa razoavelmente acentuada com os pagamentos de alugueis de imóveis, quando é sabido por quem conhece a máquina e o patrimônio imobiliário do Estado de que em todos os setores do poder, existem áreas disponíveis, ou inadequadamente aproveitadas.
    
Se houver disposição continuada e apoio para arrumar a casa, ela será arrumada e voltará a gozar em pouco tempo do mesmo prestigio e respeito de outrora.


Carlos Lobo.
    


Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.