INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Setor de Serviços Pessoais inflacionou 8,79 em um ano
23/04/2013 - 00:10:02  
  
Twitter 
Google+ 
Material Escolar


Especialistas afirmam que a alta da inflação deve-se, principalmente, à combinação de renda e emprego em alta com recuperação da economia, mesmo que ainda tímida. Um dos setores que deixa a luz amarela acesa sobre o comportamento dos preços é o setor de Serviços Pessoais. Em Teresina, este grupo inflacionou 0,59% no último mês, 3,95% somente no ano de 2013 e 8,79% de abril de 2012 a março de 2013.

De acordo com economistas da Fundação Cepro, órgão responsável pela pesquisa de Custo de Vida na capital Teresina, o setor de serviços, muito provavelmente, continuará a pressionar a inflação geral, sobretudo devido a preços de itens como Empregado Doméstico, despesas de serviços domésticos e saúde. O setor de Serviços Pessoais é o terceiro de maior peso dentre os grupos pesquisados na estrutura da inflação; ficando atrás apenas dos grupos Alimentação e Habitação.

O reajuste do salário mínimo é também responsável pelo aumento da inflação neste setor, mesmo tendo, este ano, aumento inferior ao ano passado  ─ de 9% agora, ante 14% em 2012 ─, mas ainda considerado alto o suficiente para estimular ainda mais o consumo.

Segundo o economista Manoel Moedas o IPC de Teresina, no decorrer do primeiro trimestre de 2013, apresentou queda nos números da inflação neste setor, passando de 1,29% em janeiro, para 0,69% em março. “No primeiro mês o que mais afetou o bolso do trabalhador foram as mensalidades escolares – como acontece rotineiramente nos primeiros meses do ano -, e ainda o reajuste do salário mínimo de 9%”, explica Moedas.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.